HISTÓRIA ORAL DE VIDA E DIDÁTICA DA HISTÓRIA: NOTAS PARA UMA TEORIA DA AÇÃO COMUNICATIVA HISTORICAMENTE SITUADA
DOI:
https://doi.org/10.12957/transversos.2024.85932Resumo
Este artigo problematiza a potência do método da História Oral de vida para a Didática da História, em especial na compreensão da geração histórica de sentido e da formação cultural-identitária. A pesquisa foi conduzida com docentes de História da UECE dentre os mais indicados pelos estudantes como suas referências formativas; para este artigo, analisaremos as narrativas de uma docente autoidentificada com o campo do Ensino de História. A análise aponta que o método favorece a compreensão da formação cultural-identitária, bem como a entender que a mobilização dos modos de geração histórica de sentido – entendendo-os como vocabulário para se expressar acerca da passagem temporal – depende dos sentidos dados a essa formação, pavimentando caminhos para desenvolver uma teoria da ação comunicativa historicamente situada.
Palavras-chave: História Oral de Vida; Didática da História; Ensino de História; Comunicação Histórica
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