MEMÓRIAS DO CAMPO: ALGUMAS QUESTÕES SOBRE MEMÓRIA, HISTÓRIA E ENSINO DE HISTÓRIA

SOME QUESTIONS ABOUT MEMORY, HISTORY AND HISTORY TEACHING

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/transversos.2024.85782

Resumo

O artigo é fruto do projeto Histórias de vidas e memórias de pesquisadoras/es do campo do Ensino de História desenvolvido pela Associação Brasileira de Ensino de História (ABEH) e se propõe a refletir como o ensino de história é representado pelas cinco primeiras entrevistas realizadas no referido projeto por meio da metodologia da história oral. No diálogo com Pierre Nora (1993) e Paul Ricœur (2007), problematiza os usos da memória para a ciência histórica. Na sequência analisa alguns recortes das entrevistas para compreender alguns sentidos atribuídos ao ensino de história. Pelas análises iniciadas, conclui-se que o ensino de história é representado de forma plural e distinta entre os relatos de memórias acionados com diferentes ênfases envolvendo dimensões do ato de ensinar, do ato de pesquisar e da própria concepção de campo.

Biografia do Autor

Erinaldo Vicente Cavalcanti

Licenciado em História pela Universidade de Pernambuco, Mestre e Doutor pela Linha de Pesquisa Cultura e Memória do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pernambuco, com Estágio Doutoral (PDSE/Capes) pela Universidad General San Martin em Buenos Aires, Argentina. É autor de livros didáticos e acadêmicos entre eles "Pernambuco de Muitas Histórias: História do Estado de Pernambuco" (Moderna, 2012), "Ditadura militar no Brasil: entre práticas e representações" pelas editoras FGV e EdUFPE (2017) e "História: demandas e desafios do tempo presente - produção acadêmica, ensino de história e formação docente" (EdUFPE e EdUFMA, 2018). Coordena o laboratório e grupo de pesquisa Interpretação do Tempo: ensino, memória, narrativa e política (iTemnpo - CNPq/Unifesspa), atua principalmente nos seguintes temas: Teoria da História; Ensino de História, Livro Didático e Formação Docente. É Diretor de Pós-Graduação da Unifesspa e também é membro do Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais do Magistério da Educação Básica - COMFOR, é parecerista de revistas especializadas como a Revista História Hoje (ANPUH-Brasil). É professor e coordenador do PPGHIST/Unifesspa (Mestrado Acadêmico).

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Publicado

2024-12-12