MEMÓRIAS DO CAMPO: ALGUMAS QUESTÕES SOBRE MEMÓRIA, HISTÓRIA E ENSINO DE HISTÓRIA
SOME QUESTIONS ABOUT MEMORY, HISTORY AND HISTORY TEACHING
DOI:
https://doi.org/10.12957/transversos.2024.85782Resumo
O artigo é fruto do projeto Histórias de vidas e memórias de pesquisadoras/es do campo do Ensino de História desenvolvido pela Associação Brasileira de Ensino de História (ABEH) e se propõe a refletir como o ensino de história é representado pelas cinco primeiras entrevistas realizadas no referido projeto por meio da metodologia da história oral. No diálogo com Pierre Nora (1993) e Paul Ricœur (2007), problematiza os usos da memória para a ciência histórica. Na sequência analisa alguns recortes das entrevistas para compreender alguns sentidos atribuídos ao ensino de história. Pelas análises iniciadas, conclui-se que o ensino de história é representado de forma plural e distinta entre os relatos de memórias acionados com diferentes ênfases envolvendo dimensões do ato de ensinar, do ato de pesquisar e da própria concepção de campo.
Referências
BERGSON, Henri. Matéria e memória. Tradução: Paulo Neves, 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
BOURDIEU, Pierre. Le champ scientific. Actes de la recherché en sciencies sociales. Tradução: Paula Montero. n. 2/3, p. 88-104, jun. 1976.
CAVALCANTI, Erinaldo. Para destruir a memória e demolir o patrimônio: algumas questões sobre a história e seu ensino. Rev. Bras. Hist. Educ., 19 e 074, p. 1-22, 2019.
CHARTIER, Roger. Defesa e ilustração da noção de representação. Fronteiras, Dourados, v. 13, n. 24, p. 15-29, jul./dez. 2011.
GOMES, Ângela de Castro. História oral, historiadores e questões sensíveis: um giro no parafuso. In GOMES, Angela de Castro (Org.) História oral, historiadores e questões sensíveis. Rio de Janeiro: Letra e Voz, 2020. p. 75-93.
GOMES, Ângela Maria de Castro. Associação Brasileira de História Oral, 20 anos depois: o que somos? O que queremos ser? História Oral, v. 17, n. 1, p. 163-192, 2014.
KOSELLECK, Reinhart. Futuro Passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto: Editora PUC-Rio, 2006.
MONTENEGRO, Antônio Torres. Rachar as palavras. Ou uma história a contrapelo. Estudos Ibero-Americanos, v. 32, n. 1, 2006. DOI: 10.15448/1980-864X.2006.1.1299.
NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto história. Revista do Programa de Pós-Graduação em História, 1993.
RICŒUR, Paul. A história, a memória, o esquecimento. Campinas: Unicamp, 2007.
RICŒUR, Paul. A metáfora viva. São Paulo: Loyola, 2005.
VENERA, Raquel Avarenga Sena e ANDRADE, Juliana Alves de. A busca do outro e de nós: um projeto de história oral para o campo do ensino de história. Associação Brasileira de Ensino de História, 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Autor concedendo à Revista Transversos o direito de primeira publicação.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Transversos concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantém os direitos autorais e concedem à Revista Transversos o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, com a finalidade de aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Neste caso, você deverá fornecer o crédito apropriado e um link do repositório original.