EXPERIÊNCIAS DOCENTES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: NARRATIVAS DE VIDA E PRÁTICA DE PROFESSORES DE HISTÓRIA DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.12957/transversos.2024.85893Resumo
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade historicamente negligenciada pelas políticas governamentais. O isolamento social deflagrado pela pandemia de COVID-19 transformou normas e práticas na Educação e elas são ainda mais profundas no que diz respeito à EJA, pelas suas especificidades. Refletimos sobre tais transformações com foco no Ensino de História e nas percepções de docentes, tangenciadas por suas narrativas de vida, em uma abordagem qualitativa na perspectiva da Educação Crítica. A partir de quatro entrevistas com professores de História, analisamos os impactos da situação emergencial em suas reflexões profissionais e fazeres docentes. Concluímos que a ocasião demandou a mobilização de saberes, experiências, estratégias e memórias de vida pessoal e de trajetória formativa para lidar com as novas políticas impostas.
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