EXPERIÊNCIAS DOCENTES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: NARRATIVAS DE VIDA E PRÁTICA DE PROFESSORES DE HISTÓRIA DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL

Autores

  • Alessandra Nicodemos Oliveira Silva UFRJ
  • Ana Carolina Oliveira Alves Unicamp
  • Cacilda Fontes Cruz

DOI:

https://doi.org/10.12957/transversos.2024.85893

Resumo

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade historicamente negligenciada pelas políticas governamentais. O isolamento social deflagrado pela pandemia de COVID-19 transformou normas e práticas na Educação e elas são ainda mais profundas no que diz respeito à EJA, pelas suas especificidades. Refletimos sobre tais transformações com foco no Ensino de História e nas percepções de docentes, tangenciadas por suas narrativas de vida, em uma abordagem qualitativa na perspectiva da Educação Crítica. A partir de quatro entrevistas com professores de História, analisamos os impactos da situação emergencial em suas reflexões profissionais e fazeres docentes. Concluímos que a ocasião demandou a mobilização de saberes, experiências, estratégias e memórias de vida pessoal e de trajetória formativa para lidar com as novas políticas impostas.

Biografia do Autor

Alessandra Nicodemos Oliveira Silva, UFRJ

Professora Associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui graduação (Licenciatura e Bacharelado) em História pela Universidade Federal Fluminense (1996). Mestrado (2001) e Doutorado (2013) em Educação pela Universidade Federal Fluminense. É docente da Faculdade de Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (ProfHistória), ambos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Coordena o Coletivo de Pesquisa Juventude, Desigualdade Social e EJA na Faculdade de Educação da UFRJ. Atua no Fórum de Educação de Jovens e Adultos do Rio de Janeiro

Ana Carolina Oliveira Alves, Unicamp

Mestre em História pela Universidade Estadual de Campinas, doutoranda pela mesma universidade

Cacilda Fontes Cruz

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação – Processos Formativos e Desigualdades Sociais (PPG-EDU) da Faculdade de Formação de Professores de São Gonçalo (FFP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Ensino de História pelo Profhistória da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e professora de História e Sociologia da Rede Estadual do Rio de Janeiro atuando na Educação Básica e na Educação de Jovens e Adultos

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Publicado

2024-12-12