Ensino da argumentação no discurso: reflexões teórico-propositivas para leitura, produção textual e análise linguística

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2025.94349

Resumo

Neste artigo, refletimos sobre o ensino da argumentação no discurso, objetivando discutir como é possível trabalhar a argumentação no discurso, mais estreitamente relacionado ao ensino de leitura, produção textual e análise linguística. Trata-se de um trabalho  de natureza reflexiva e propositiva, fundamentado na Teoria da Argumentação no Discurso de Amossy (2018), assim como no aparato de colaborações da Linguística Textual Brasileira de Cavalcante et al. (2020, 2022). Neste trabalho, de maneira mais específica, mostraremos como, a partir do gênero charge, é possível trabalhar habilidades e estratégias argumentativas, em sala de aula, considerando, entre outras questões, a reconstrução do argumento (Gonçalves-Segundo, 2024), as estratégias argumentativas mais frequentes no gênero e a relação entre doxa, contexto, e orientação argumentativa em textos de dimensão argumentativa. Propomos, ainda, algumas propostas de atividades de leitura, de escrita e de análise linguística que podem orientar como se pode trabalhar a argumentação no discurso, por meio da análise de práticas pedagógicas que interessam à formação de professores. 



Biografia do Autor

Antônio Lailton Moraes Duarte, Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutorando em Línguística pela Universidade Federal do Ceará. Mestre em Linguística pela Universidade Federal do Ceará. Bacharel em Direito pela Universidade de Fortaleza. Professor efetivo da Universidade Estadual do Ceará, campus Limoeiro do Norte. Advogado.

Kleiane Bezerra de Sá, instituto Federal do Ceará

Doutora em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará (2018); Bolsista CAPES do Programa Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior no Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, Portugal (2017); Membro do Grupo de Pesquisa Protexto-UFC (desde 2014); Mestre em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará (2013); Graduada em Letras-Português pela Universidade Federal do Ceará (2010); Professora da rede estadual de ensino do Estado do Ceará (de 2010 a 2023); Professora-Colaboradora ProfLetras - UECE; Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Protexto-UFC (desde 2014) e Líder do Grupo de Pesquisa GPLLEd - IFCE. Professora EBTT do Instituto Federal do Ceará.

Downloads

Publicado

2025-12-20

Edição

Seção

Dossiê 53 (set.-dez. 2025): As práticas de formação de professores de língua e de literatura