Os Encantos de Medeia, de Antônio José da Silva
DOI:
https://doi.org/10.12957/soletras.2025.90060Palabras clave:
Filologia, Edição Crítica, Recensão, Os encantos de Medeia, Antonio José da SilvaResumen
Embora a primeira apresentação da obra teatral Os Encantos de Medeia, de Antônio José da Silva, tenha sido em 1735, somente em 1744 foi publicada a primeira impressão de seu texto na coleção Teatro Cômico Português. Contudo, a existência de um único manuscrito de 1782 com trechos textuais inéditos – 38 anos após a primeira impressão e 23 anos após a quarta impressão do primeiro impresso – chamou a atenção de AUTOR (2025) e foi um dos textos, de certa forma, analisado por ele. Assim, o objetivo de nosso trabalho, de orientação filológica (SPINA, 1977; BLECUA, 1983; CAMBRAIA, 2005), é continuar a investigação da tradição direta do texto dessa obra com a adição de três testemunhos não contemplados em AUTOR (2025), analisando as diferenças textuais entre eles encontradas, a fim de compreender o processo de transmissão do texto da obra em tela, assim como levantar elementos que possam fomentar o estabelecimento de uma edição crítica do texto.
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