Educação para pessoas privadas de liberdade: Uma análise de atividades didáticas nas escolas do Tocantins

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2023.79240

Palabras clave:

Educação prisional, Material DIdático , Interdisciplinaridade

Resumen

Este trabalho tem como objetivo refletir acerca de uma proposta de atividades didáticas, com o tema consciência negra, em uma perspectiva interdisciplinar aplicada para pessoas privadas de liberdade nas unidades prisionais do estado do Tocantins. Para tanto, optou-se pela análise documental e de conteúdo dos planos de aula de uma proposta de educação utilizada nas prisões do estado. A partir dos gêneros discursivos selecionados e dos diálogos dos docentes presentes no final e início de cada atividade, verificou-se a interligação dos componentes curriculares, envolvidos no desenvolvimento da proposta, reverberando assim possibilidades de interdisciplinaridade na abordagem do assunto proposto, com tentativas de distanciamento de atividades centradas, apenas, em questões fechadas ou com foco normativo, mas que permitiam ao estudante refletir sobre o tema. Os resultados indicam ainda que as atividades não são majoritariamente interdisciplinares, de modo que se percebe haver ainda equívoco em relação ao conceito de interdisciplinaridade, bem como a necessidade de estudos teórico-metodológicos e formação docente mais abrangentes para que essa proposta aconteça de forma eficaz na organização das práticas educacionais, especialmente na modalidade de educação prisional.

Biografía del autor/a

Roseli Bitzcof de Moura, Secretaria de Estado da Educação do Tocantins/ Universidade Federal do Norte do Tocantins

Doutoranda em Linguística e Literatura na Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Mestra em Letras pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Possui licenciatura em Teatro pela Universidade de Brasília-UNB e Letras: Língua Portuguesa e Língua Inglesa e Literaturas pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica - Instituto Brasileiro de Pós-Graduação (IBEPEX). Professora de educação básica, lecionou em turmas de educação infantil, fundamental e médio, participou de espetáculos teatrais, autora de livro infantil. Atualmente, atua como técnica na Secretaria da Educação do Estado do Tocantins, desenvolvendo trabalhos referentes à formação continuada de professores e à organização de materiais didáticos e oficiais.

Laissy Taynã da Silva Barbosa, Secretaria Mul. de Educação de Parauapebas/ Universidade Federal do Norte do Tocantins

Doutoranda em Linguística e Literatura na Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) com ênfase em Formação de Professores de Línguas, Mestra em Teoria, crítica e comparatismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com ênfase em Literatura de Autoria Feminina. É graduada em Letras com Licenciatura em Língua Inglesa na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Foi professora substituta no curso de Letras-Inglês, na Unifesspa no período de outubro de 2015 a julho de 2016. Atualmente é professora de Língua Inglesa no Ensino Fundamental II em Parauapebas-PA.

Cícero da Silva, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Doctorado y maestria en Letras: Enseñanza de Lengua y Literatura en la Universidad Federal de Tocantins (UFT). Profesor Adjunto de la Universidad Federal del Norte de Tocantins (UFNT), donde trabaja en el Programa de Postgrado en Lingüística y Literatura (PPGLLIT) y en la Licenciatura en Educación del Campo: Artes y Música. Posdoctorado en el Programa de Posgrado en Estudios Lingüísticos (PPGEL/IBILCE) de la Universidad Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp). Fue Becario Pós-Doutorado Júnior - PDJ/CNPq. Líder del Grupo de Estudios en Educación, Lenguaje y Literacidad (GEELL/UFNT/CNPq). Editor en jefe de la revista EntreLetras. Tiene experiencia en Lingüística Aplicada y Educación del Campo, trabajando principalmente en los siguientes temas: enseñanza de la lengua portuguesa, géneros discursivos, material didáctico, literacidad, prácticas pedagógicas en Educación del Campo (Pedagogía de la Alternancia). Es miembro de la Asociación Brasileña de Lingüística (ABRALIN), del Grupo de Estudios Lingüísticos del Estado de São Paulo (GEL) y de la Red Temática de Investigación de Educación Rural (RIER), México.

Publicado

2023-12-31

Número

Sección

Dossiê: A pesquisa sobre as línguas e as linguagens e suas interfaces com a educação básica