Skip to main content
Skip to main navigation menu
Skip to site footer
Open Menu
Home
Archives
Editorial Team
Submissions
TEMPLATES
About the Journal
Contact
Search
Register
Login
Home
/
Archives
/
Vol. 7 No. 1 (2021): January/April - Pedagogias vitais: corpo, desejo e educação
Vol. 7 No. 1 (2021): January/April - Pedagogias vitais: corpo, desejo e educação
Published March 12, 2021.
Published:
2021-03-12
EXPEDIENTE
1-4
PDF (Português (Brasil))
APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ PEDAGOGIAS VITAIS
Adrianne Ogêda Guedes, Tiago Ribeiro, Francisco Ramallo
6-23
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.57246
DOSSIÊ PEDAGOGIAS VITAIS RIBEIRO RAMALLO OGÊDA
EXPERIÊNCIAS ESTÉTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESENHADAS PELA ARTE – A CAMINHADA DESTA PESQUISA
Andréia Haudt da Silva, Maristani Polidori Zamperetti
24-44
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.55372
AS PRÁTICAS CIRCENSES E A RELAÇÃO DO CORPO DA CRIANÇA EM SITUAÇÃO DE RUA NO MUNDO
Ranulfo Cavalari Neto
45-59
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.54954
MÁQUINA DE GUERRA E INFÂNCIA “ENTRE”: NOTAS SOBRE A DESTERRITORIALIZAÇÃO DA INFÂNCIA CONTEMPORÂNEA
Helena Almeida e Silva Sampaio
60-81
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.54910
BRUNA E A GALINHA DANGOLA: UMA PROPOSTA DE VALORIZAÇÃO DA CULTURA AFRICANA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, ATRAVÉS DA LITERATURA
Sylvia Soares de Souza
82-101
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.55288
CARTA PARA INFÂNCIA: DEVIR CRIANÇA EM DEVANEIOS POÉTICOS
Dulce Mari Silva Voss, Viviane Castro Camozzato, Semíramis Martins Corrêa
102-115
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.54864
O TRABALHO COM RELATOS DE EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL: POR QUE É “MUITO IMPORTANTE OUVIR OS EDUCADORES DA ESCOLA PÚBLICA”
Marcos Garcia Neira
116-131
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.51619
NARRATIVAS DE CORPOS DOCENTES NO ENCONTRO COM O UNIVERSO INFANTIL
Mariana Alonso López-López, Ana Lúcia Rodrigues da Silva, Raianne da Silva Alvez Bernardo Thomaz
132-150
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.54496
O CORPO EM FESTA: NARRATIVAS EM CENA
Gilmar Oliveira da Silva, Iduina M. Braun Chaves, Tania Marta C. Nhary
151-170
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.54782
DEVENIR MUJER MENSTRUAL ESCRITURAS ENTRE GÉNERO, CUERPXS Y PERFORMANCE EN LA OBRA DE EFFY BETH
Ornela Barone Zallocco, Santiago Díaz
171-189
PDF (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.51642
“ESTUDAR PARA QUÊ?” OU A VIDA QUE INSURGE PELAS ESCOLAS
Steferson Zanoni Roseiro, Nahun Thiaghor Lippaus Pires Gonçalves, Nayara Santos Perovano
190-209
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.53584
PODE A DIFERENÇA INSISTIR NAS ENTRANHAS DA SUA PRÓPRIA ANIQUILAÇÃO? MULHERES, MANGUES E MOVIMENTOS
Rô Aragão Matias, Michele de Freitas Faria de Vasconcelos, Sandra Raquel Santos de Oliveira
210-231
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.53923
CORPOS DAS MARGENS E OUTRAS PEDAGOGIAS POSSÍVEIS
Edson Mendes da Silva Júnior, Fernando Seffner
232-253
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.54870
CULTURAS TRANS-PARENTES: USOS E COSTUMES DE PRATICANTES DA MÍDIA NAS MARGENS
Alexsandro Rodrigues, Fabio Diaz Camarneiro, Ana Paula Figueiredo Louzada, Pablo Cardozo Rocon
254-271
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.54891
ECOS DE UM CORPO (DES)VIADO
Nadson Fernando Nunes da Silva, Maria dos Remedios de Brito
272-292
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.54627
IDENTIDADES DE GÊNERO, DIVERSIDADE SEXUAL E ENFRENTAMENTO À LGBTFOBIA NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA
Francisco Victor Macêdo Pereira, José Henrique de Almeida Cavalcante
293-314
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.54781
“EU NÃO GOSTO DO MEU CORPO PORQUE SOU NEGRO E NÃO TENHO PAIS”: RESSIGNIFICANDO AS VISÕES SOBRE O CORPO NA ESCOLA A PARTIR DE UMA ABORDAGEM CENTRADA NA EQUIDADE RACIAL
Luiz Gustavo Bonatto Rufino
315-332
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.54943
O CORPO NAS INTERVENÇÕES PARA TRANSFORMAÇÕES DE GÊNERO
Vanessa do Nascimento Fonseca
333-355
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.54793
QUANDO DEBATER VIRTUALMENTE NÃO É UMA OPÇÃO, É UMA NECESSIDADE: UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO DECOLONIAL E PLURAL ATRAVÉS DE PRÁTICAS EXTENSIONISTAS-REMOTAS DESDE SÃO GONÇALO - RJ
Mariana Nogueira Rodrigues, Alan Navarro Fernandes, Haissa dos Santos Sodré, Arthur Vianna Ferreira
356-377
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.54901
ENTRE LA FLUIDEZ Y LA FORMA: RYTHMÓS QUE RESISTEN A LOS RITMOS DE UNA ESCUELA
Paola Amaris Ruidiaz, Roger Miarka
378-397
PDF (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.54774
A FILOSOFIA DO DIÁLOGO DE MARTIN BUBER COMO CRÍTICA À MODALIDADE HOMESCHOOLING: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O DEBATE EDUCACIONAL BRASILEIRO.
Chrystiano Gomes Ferraz
398-409
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.51783
NARRATIVAS NO ESTÁGIO DE DOCÊNCIA: OUTROS OLHARES PARA A PESQUISA NA EDUCAÇÃO QUÍMICA
Lais Francielle Costa da Rosa, Aline Machado Dorneles
410-426
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.54917
O SABER DO DESEJO PRATICADO NOS COLETIVOS PARENTAIS
Maria Vitória Campos Mamede Maia, Eduarda Silveira dos Anjos Bainha
427-446
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.54833
CORPO, TEMA E O ESPAÇO DA SALA DE AULA
Hélio Junior Rocha de Lima
447-466
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.54952
RACHAR E DESPENCAR O CORPO-TERRITÓRIO
Eduardo Oliveira Miranda
467-487
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.54972
EL PLACER EN LA INVESTIGACIÓN EN EDUCACIÓN: TRÁNSITOS AFECTIVOS Y AFECTANTES COMO ERÓTICAS DEL RIGOR
Francisco Ramallo, Luciana Berengeno, María Marta Yedaide
488-510
PDF (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.54178
Relatos de experiências
LER, ESCUTAR, CONVERSAR: A LITERATURA POTENCIALIZANDO VIDAS
Marcela Afonso Fernandez, Bianca Dias de Souza, Yasmim da Silva Borges Ferreira, Maria Luíza Almeida de Souza
511-521
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.54903
EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA: QUANDO UMA MÁQUINA DO TEMPO APROXIMA AS DISTÂNCIAS
Maria Marta de Andrade Cerqueira, Cláudia Vasconcellos Nogueira da Gama, Patrícia da Paz Zampier
522-548
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.55378
DANÇAR PARA APRENDER
Gláucia Bispo
549-555
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.54889
SISTEMA NERVOSO E A CONSCIÊNCIA CORPORAL: UM OLHAR PESSOAL A PARTIR DA METODOLOGIA ANGEL VIANNA
Luiza Tostes Ferreira Julio
556-570
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.53562
OCUPAÇÃO VIRTUAL: DA FIAÇÃO DE PROPOSTAS À TRAMA ANTIRRACISTA
GRAZIELA FERREIRA de Mello, Greice Duarte de Brito Silva, Maria Helena Helena Dantas dos Santos Neves
571-585
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.55365
CARTAS MÁGICAS A 801 – O PIBID E A INTERDISCIPLINARIDADE
Talyta Teixeira Thomé, Larissa Martins Pedro, Sônia Martins De March, Daniela Arns Silveira, Manuela Rossa de Souza
586-596
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.55181
TERRITORIO HABITADO: EL CUERPO Y SUS MEMORIAS
Mary Uribe Balbin, Arney Herrera, Isabel Cristina Restrepo
597-609
PDF (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.55457
Artigos
TEXTOS VISUAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: POSSIBILIDADES DE LEITURA DA OBRA “CARNAVAL EM MADUREIRA” DE TARSILA DO AMARAL
Ricardo Figueiró Cruz, Eduardo Cristiano Hass da Silva
610-626
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.52744
O PAPEL DA PRODUÇÃO TEXTUAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: O LIVRO DIDÁTICO EM ANÁLISE
Rafaela Cristine Merli, Andreia Cunha Malheiros Santana
627-649
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.54704
A EMPATIA NA PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS: REFLEXÕES SOBRE ARTEFATOS BILÍNGUES
Claudia Pimentel, Keissy Sibelly Morais Limite
650-669
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.55349
A ARTE NO PROCESSO EDUCACIONAL DA REDE PÚBLICA: ANÁLISE DE POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA WALDORF PARA A ARTE-EDUCAÇÃO
Ronaldo Záphas, Gabriela Muniz Cardoso
670-685
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.55358
AUTORIA, AUTORIDADE E AUTONOMIA NO TRABALHO ACADÊMICO-PROFISSIONAL: UMA REFLEXÃO BIOGRÁFICA
Sabrina Guedes, Mônica Macedo
686-700
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.53461
Resenhas
HISTÓRIAS MAL CONTADAS; A CANÇÃO DOS VELHOS CAÇADORES E HABITAR O SOM: RETRATO FALADO DA LEITURA EM VOZ ALTA
Maria Edith Romano Siems
701-705
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.51996
Make a Submission
Make a Submission
Keywords
Financiamento
Information
For Readers
For Authors
For Librarians