Ir al contenido principal
Ir al menú de navegación principal
Ir al pie de página del sitio
Open Menu
Inicio
Archivos
Equipo editorial
Envíos
TEMPLATES
Sobre la revista
Contacto
Buscar
Registrarse
Entrar
Inicio
/
Archivos
/
Vol. 7 Núm. 1 (2021): Enero/Abril - Pedagogias vitais: corpo, desejo e educação
Vol. 7 Núm. 1 (2021): Enero/Abril - Pedagogias vitais: corpo, desejo e educação
Publicado el 12 de marzo de 2021.
Publicado:
2021-03-12
EXPEDIENTE
1-4
PDF (Português (Brasil))
APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ PEDAGOGIAS VITAIS
Adrianne Ogêda Guedes, Tiago Ribeiro, Francisco Ramallo
6-23
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.57246
DOSSIÊ PEDAGOGIAS VITAIS RIBEIRO RAMALLO OGÊDA
EXPERIÊNCIAS ESTÉTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESENHADAS PELA ARTE – A CAMINHADA DESTA PESQUISA
Andréia Haudt da Silva, Maristani Polidori Zamperetti
24-44
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.55372
AS PRÁTICAS CIRCENSES E A RELAÇÃO DO CORPO DA CRIANÇA EM SITUAÇÃO DE RUA NO MUNDO
Ranulfo Cavalari Neto
45-59
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.54954
MÁQUINA DE GUERRA E INFÂNCIA “ENTRE”: NOTAS SOBRE A DESTERRITORIALIZAÇÃO DA INFÂNCIA CONTEMPORÂNEA
Helena Almeida e Silva Sampaio
60-81
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.54910
BRUNA E A GALINHA DANGOLA: UMA PROPOSTA DE VALORIZAÇÃO DA CULTURA AFRICANA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, ATRAVÉS DA LITERATURA
Sylvia Soares de Souza
82-101
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.55288
CARTA PARA INFÂNCIA: DEVIR CRIANÇA EM DEVANEIOS POÉTICOS
Dulce Mari Silva Voss, Viviane Castro Camozzato, Semíramis Martins Corrêa
102-115
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.54864
O TRABALHO COM RELATOS DE EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL: POR QUE É “MUITO IMPORTANTE OUVIR OS EDUCADORES DA ESCOLA PÚBLICA”
Marcos Garcia Neira
116-131
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.51619
NARRATIVAS DE CORPOS DOCENTES NO ENCONTRO COM O UNIVERSO INFANTIL
Mariana Alonso López-López, Ana Lúcia Rodrigues da Silva, Raianne da Silva Alvez Bernardo Thomaz
132-150
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.54496
O CORPO EM FESTA: NARRATIVAS EM CENA
Gilmar Oliveira da Silva, Iduina M. Braun Chaves, Tania Marta C. Nhary
151-170
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.54782
DEVENIR MUJER MENSTRUAL ESCRITURAS ENTRE GÉNERO, CUERPXS Y PERFORMANCE EN LA OBRA DE EFFY BETH
Ornela Barone Zallocco, Santiago Díaz
171-189
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.51642
“ESTUDAR PARA QUÊ?” OU A VIDA QUE INSURGE PELAS ESCOLAS
Steferson Zanoni Roseiro, Nahun Thiaghor Lippaus Pires Gonçalves, Nayara Santos Perovano
190-209
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.53584
PODE A DIFERENÇA INSISTIR NAS ENTRANHAS DA SUA PRÓPRIA ANIQUILAÇÃO? MULHERES, MANGUES E MOVIMENTOS
Rô Aragão Matias, Michele de Freitas Faria de Vasconcelos, Sandra Raquel Santos de Oliveira
210-231
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.53923
CORPOS DAS MARGENS E OUTRAS PEDAGOGIAS POSSÍVEIS
Edson Mendes da Silva Júnior, Fernando Seffner
232-253
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.54870
CULTURAS TRANS-PARENTES: USOS E COSTUMES DE PRATICANTES DA MÍDIA NAS MARGENS
Alexsandro Rodrigues, Fabio Diaz Camarneiro, Ana Paula Figueiredo Louzada, Pablo Cardozo Rocon
254-271
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.54891
ECOS DE UM CORPO (DES)VIADO
Nadson Fernando Nunes da Silva, Maria dos Remedios de Brito
272-292
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.54627
IDENTIDADES DE GÊNERO, DIVERSIDADE SEXUAL E ENFRENTAMENTO À LGBTFOBIA NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA
Francisco Victor Macêdo Pereira, José Henrique de Almeida Cavalcante
293-314
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.54781
“EU NÃO GOSTO DO MEU CORPO PORQUE SOU NEGRO E NÃO TENHO PAIS”: RESSIGNIFICANDO AS VISÕES SOBRE O CORPO NA ESCOLA A PARTIR DE UMA ABORDAGEM CENTRADA NA EQUIDADE RACIAL
Luiz Gustavo Bonatto Rufino
315-332
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.54943
O CORPO NAS INTERVENÇÕES PARA TRANSFORMAÇÕES DE GÊNERO
Vanessa do Nascimento Fonseca
333-355
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.54793
QUANDO DEBATER VIRTUALMENTE NÃO É UMA OPÇÃO, É UMA NECESSIDADE: UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO DECOLONIAL E PLURAL ATRAVÉS DE PRÁTICAS EXTENSIONISTAS-REMOTAS DESDE SÃO GONÇALO - RJ
Mariana Nogueira Rodrigues, Alan Navarro Fernandes, Haissa dos Santos Sodré, Arthur Vianna Ferreira
356-377
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.54901
ENTRE LA FLUIDEZ Y LA FORMA: RYTHMÓS QUE RESISTEN A LOS RITMOS DE UNA ESCUELA
Paola Amaris Ruidiaz, Roger Miarka
378-397
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.54774
A FILOSOFIA DO DIÁLOGO DE MARTIN BUBER COMO CRÍTICA À MODALIDADE HOMESCHOOLING: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O DEBATE EDUCACIONAL BRASILEIRO.
Chrystiano Gomes Ferraz
398-409
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.51783
NARRATIVAS NO ESTÁGIO DE DOCÊNCIA: OUTROS OLHARES PARA A PESQUISA NA EDUCAÇÃO QUÍMICA
Lais Francielle Costa da Rosa, Aline Machado Dorneles
410-426
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.54917
O SABER DO DESEJO PRATICADO NOS COLETIVOS PARENTAIS
Maria Vitória Campos Mamede Maia, Eduarda Silveira dos Anjos Bainha
427-446
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.54833
CORPO, TEMA E O ESPAÇO DA SALA DE AULA
Hélio Junior Rocha de Lima
447-466
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.54952
RACHAR E DESPENCAR O CORPO-TERRITÓRIO
Eduardo Oliveira Miranda
467-487
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.54972
EL PLACER EN LA INVESTIGACIÓN EN EDUCACIÓN: TRÁNSITOS AFECTIVOS Y AFECTANTES COMO ERÓTICAS DEL RIGOR
Francisco Ramallo, Luciana Berengeno, María Marta Yedaide
488-510
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.54178
Relatos de experiências
LER, ESCUTAR, CONVERSAR: A LITERATURA POTENCIALIZANDO VIDAS
Marcela Afonso Fernandez, Bianca Dias de Souza, Yasmim da Silva Borges Ferreira, Maria Luíza Almeida de Souza
511-521
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.54903
EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA: QUANDO UMA MÁQUINA DO TEMPO APROXIMA AS DISTÂNCIAS
Maria Marta de Andrade Cerqueira, Cláudia Vasconcellos Nogueira da Gama, Patrícia da Paz Zampier
522-548
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.55378
DANÇAR PARA APRENDER
Gláucia Bispo
549-555
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.54889
SISTEMA NERVOSO E A CONSCIÊNCIA CORPORAL: UM OLHAR PESSOAL A PARTIR DA METODOLOGIA ANGEL VIANNA
Luiza Tostes Ferreira Julio
556-570
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.53562
OCUPAÇÃO VIRTUAL: DA FIAÇÃO DE PROPOSTAS À TRAMA ANTIRRACISTA
GRAZIELA FERREIRA de Mello, Greice Duarte de Brito Silva, Maria Helena Helena Dantas dos Santos Neves
571-585
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.55365
CARTAS MÁGICAS A 801 – O PIBID E A INTERDISCIPLINARIDADE
Talyta Teixeira Thomé, Larissa Martins Pedro, Sônia Martins De March, Daniela Arns Silveira, Manuela Rossa de Souza
586-596
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.55181
TERRITORIO HABITADO: EL CUERPO Y SUS MEMORIAS
Mary Uribe Balbin, Arney Herrera, Isabel Cristina Restrepo
597-609
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.55457
Artigos
TEXTOS VISUAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: POSSIBILIDADES DE LEITURA DA OBRA “CARNAVAL EM MADUREIRA” DE TARSILA DO AMARAL
Ricardo Figueiró Cruz, Eduardo Cristiano Hass da Silva
610-626
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.52744
O PAPEL DA PRODUÇÃO TEXTUAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: O LIVRO DIDÁTICO EM ANÁLISE
Rafaela Cristine Merli, Andreia Cunha Malheiros Santana
627-649
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.54704
A EMPATIA NA PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS: REFLEXÕES SOBRE ARTEFATOS BILÍNGUES
Claudia Pimentel, Keissy Sibelly Morais Limite
650-669
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.55349
A ARTE NO PROCESSO EDUCACIONAL DA REDE PÚBLICA: ANÁLISE DE POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA WALDORF PARA A ARTE-EDUCAÇÃO
Ronaldo Záphas, Gabriela Muniz Cardoso
670-685
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.55358
AUTORIA, AUTORIDADE E AUTONOMIA NO TRABALHO ACADÊMICO-PROFISSIONAL: UMA REFLEXÃO BIOGRÁFICA
Sabrina Guedes, Mônica Macedo
686-700
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.53461
Resenhas
HISTÓRIAS MAL CONTADAS; A CANÇÃO DOS VELHOS CAÇADORES E HABITAR O SOM: RETRATO FALADO DA LEITURA EM VOZ ALTA
Maria Edith Romano Siems
701-705
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.51996
Enviar un artículo
Enviar un artículo
Palabras clave
Financiamento
Información
Para lectores/as
Para autores/as
Para bibliotecarios/as