CORPO, TEMA E O ESPAÇO DA SALA DE AULA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2021.54952

Palavras-chave:

Corpo e movimento, dança educativa, jogo teatral, teatro-imagem.

Resumo

Esta pesquisa visa instigar reflexões sobre experiências no âmbito da sala de aula nos estudos e dinâmicas do componente curricular corpo, movimento e ludicidade do curso de pedagogia. Considerando o caráter intersubjetivo do tema, o professor pesquisador tece observações sobre o desdobramento das aulas com alusão aos estudos introdutórios teórico-práticos do teatro-imagem, proposto por Augusto Boal, e dos movimentos cotidianos e espontâneos elucidados por Rudolf von Laban atravessados por abordagens sobre o tema  nos estudos de Paulo Freire, Nickel, Marques e Lima. Verifica-se que a discussão do corpo e movimento, como ação, como atitude no cotidiano, faz emergir questões reveladoras de conhecimento e negação da linguagem corporal em tempos de distanciamento social.

Biografia do Autor

Hélio Junior Rocha de Lima, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutor em Estudos da Linguagem (UFRN), mestre em Artes Cênicas (UFRN) especializado em Pedagogia do Teatro e coordenação de jogos com fundamentação pedagógica pela Theaterpädagogische Akademie BuT - Bundesverband Theaterpädagogik e. V. , Heidelberg/Alemanha e graduado em Pedagogia (UERN). Tem experiência na educação formal e não-formal, no litoral e no campo, atuando com crianças, adolescentes, adultos e idosos. Discute aspectos de processos criativos de leitura e escrita através do texto dramático, de jogos e exercícios teatrais atravessados por teorias instigadoras de ações emancipadas (Augusto Boal) e de redistribuição da ordem do sensível (Rancière) associadas ao plano de pensamento de Deleuze e Guatarri no que tange aos planos territoriais, as desterritorializações e reterritorializações como desdobramentos políticos da pedagogia e da arte. Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte UERN e do Programa de Pós-Graduação em Educação POSEDUC, atuando na área de corporeidade e ensino de arte, com interesse na linha de pesquisa: práticas educativas, cultura, diversidade e inclusão.

Referências

BOAL, Augusto. Técnicas Latino-Americanas de Teatro Popular. São Paulo: Hucitec, 1977.

______. Stop c´est magique! Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1980.

DANTAS, Estélio H. M. Pensando o Corpo e o Movimento. Rio de Janeiro: Shape, 2005.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e terra, 1993

LABAN, Rudolf. O Domínio do Movimento. 3ª ed. Tradução Anna Maria Barros de Becchi; Maria Silvia Mourão Netto. São Paulo: Summus, 1978.

LEHMANN, Hans-Thies. O Teatro Pós-Dramático. Trad. Pedro Sussekind. São Paulo, Cosac&Naify, 2007.

LIBÂNEO, José Carlos. Tendências pedagógicas na prática escolar. In: ________ . Democratização da Escola Pública – a pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1992. <http://www.ebah.com.br/content/ABAAAehikAH/libaneo>. Acesso em 20/julho/2020.

LIMA, H. J.R. O temo no processo criativo das asmarias cia de teatro. (Dissertação de mestrado), Natal RN, 2011.

MARQUES, Isabel A. Dançando na escola. 5ª. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

MEDINA, João Paulo Subirá. O brasileiro e seu corpo: educação e política do corpo. 2. ed. Campinas, SP: Papirus, 1990.

NICKEL, Hans-Wolfgang. Regie: Thema und Konzept; .Berlim, Schibri-Vorlag, 2009.

NISTA-PICCOLO, Vilma L; MOREIRA, Wagner W. Corpo em movimento na educação infantil. São Paulo: Cortez, 2012. 192 p.

PAVIS, Patrice. Dicionário do teatro. SP : Perspectiva, 2005.

RANCIÈRE, Jacques. O inconsciente estético. São Paulo: Ed.34, 2009.

RYNGAERT J. J. Introdução à análise do teatro. Trad. Paulo Neves. São Paulo, Martins Fontes, 1995.

SCARPATO, Marta Thiago. O corpo cria, descobre e dança com Laban e Freinet. Campinas, SP, 1999

SOARES, Carmen. Imagens da educação no corpo. 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2005.

VYGOTSKI L.S A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

Downloads

Publicado

12-03-2021

Como Citar

ROCHA DE LIMA, Hélio Junior. CORPO, TEMA E O ESPAÇO DA SALA DE AULA. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 447–466, 2021. DOI: 10.12957/riae.2021.54952. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/54952. Acesso em: 24 jun. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ PEDAGOGIAS VITAIS RIBEIRO RAMALLO OGÊDA