O QUE PODEM MOVIMENTOS INTERINSTITUCIONAIS NA GESTÃO EDITORIAL DE UMA REVISTA CIENTÍFICA?

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2025.94765

Resumen

Este artigo é escrito com o sentido de celebrar os 10 anos da Revista Interinstitucional Artes de Educar (RIAE). Com esta ideia central o texto é tecido por meio do encontro das três editoras gerentes atuais, que se ligam para realizar uma escrita sensível e atenta aos modos de fazer gestão editorial do periódico. Para tanto, levam a sério a definição de arte tecida por Gilles Deleuze e Felix Guattari que se afirma por um plano de afetos realizado em composição. Buscam espaços e tempos de aberturas para fazer modos outros de educar e de pensar a educação problematizando: Seria a Revista Interinstitucional Artes de Educar - RIAE -  um destes movimentos? Com que dispositivos? Com que companhia? Que sentidos existem na criação e existência de uma revista científica forjada pelas artes de educar e pela liga interinstitucional de três programas de pós-graduação em educação do estado do Rio de Janeiro?  No exercício de tecer um plano comum, implicado e interinstitucional, o texto se divide em dois momentos: 1 – explorar a potência editorial de uma revista que afirma artes e educação no plural e 2 – Porque artes de educar? Imbricamentos entre arte e educação. 

Publicado

2025-10-24

Cómo citar

OGÊDA GUEDES, Adrianne; DE OLIVEIRA DIAS, Rosimeri; SANTOS, Edmea. O QUE PODEM MOVIMENTOS INTERINSTITUCIONAIS NA GESTÃO EDITORIAL DE UMA REVISTA CIENTÍFICA?. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 11, n. Número Especial, p. 6–17, 2025. DOI: 10.12957/riae.2025.94765. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/94765. Acesso em: 7 dic. 2025.

Número

Sección

10 anos da Revista Interinstitucional Artes de Educar: Artes de Educar, Gestão Editorial e Interinstitucionalidade na Editoria de Revistas na Educação

Artículos más leídos del mismo autor/a