Conversa com CARLOS SKLIAR... provocações para pensar em uma educação outra
Resumo
Há tempos que as reflexões e discussões realizadas por Skliar sobre diferença, alteridade e experiência participam de nossos estudos (e pesquisas) sobre formação docente, alfabetização, avaliação. Seus modos de dizer, pensar, escrever sempre provocativos, convidam-nos a duvidar, a perguntar, a interrogar o já sabido, a olhar e escutar com mais atenção, a afinar nossa sensibilidade para o que nos passa. Algumas conversas entre nós duas foram desenhando as perguntas (orientadoras) para essa conversa que se deu em Buenos Aires. Os muitos entrelaçamentos permitiram que fosse uma conversa a três, embora só estivessem presentes Skliar e Carmen. No acontecimento da conversa, porque acontecimento, algumas perguntas permaneceram e outras, não planejadas, no conversar, foram surgindo... Por tudo isso, não fizemos exatamente uma entrevista. Trazemos uma conversa realizada em diversos tempos e lugares em que nos encontramos, em que pensamos juntos, em que nos indagamos, momentos que adquiriram uma forma nesse encontro. Na verdade, dois encontros e uma boa e longa conversa em um tempo cotidiano corrido que se alarga na disponibilidade de Skliar para o encontro com o outro. Um encontro constituído por um falar pausado, com pausas, silêncios, pensares, afetos. Uma conversa sobre temas conhecidos que vêm exigindo pensares outros, de lugares outros. Uma conversa sobre formação, experiências, encontros...Downloads
Publicado
20-12-2012
Como Citar
ESTEBAN, Maria Teresa; SAMPAIO, Carmen Sanches. Conversa com CARLOS SKLIAR... provocações para pensar em uma educação outra. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 13, n. 30, p. 15 pgs., 2012. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24287. Acesso em: 19 mar. 2025.
Edição
Seção
Entrevista
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.