Encontros e desencontros no cotidiano escolar
Resumo
O artigo apresenta reflexões sobre a dinâmica pedagógica, fazendo emergir a negação dos sujeitos e dos conhecimentos constituídos à margem dos hegemônicos como um elemento relevante na produção do fracasso escolar. Discute o fracasso escolar como enunciação de conflitos que atravessam processos de democratização da escola e focaliza discursos cotidianos que expressam a tensão que atravessa a (não) aprendizagem. Trazendo a escola como espaço de reflexões sobre os processos ambivalentes de consolidação e fragmentação do projeto hegemônico, indica o diálogo como possibilidade de constituição de outras perspectivas educacionais nas quais os estudantes deixam de ser narrados pela negação e pela falta e seus conhecimentos passam a ser reconhecidos e validados.Downloads
Publicado
13-12-2013
Como Citar
ESTEBAN, Maria Teresa. Encontros e desencontros no cotidiano escolar. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 14, n. 33, p. 8, 2013. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24371. Acesso em: 19 fev. 2025.
Edição
Seção
Artigos de Demanda Contínua
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.