Aprendendo a reescrever decisões judiciais em perspectivas feministas
Uma experiência pedagógica transformadora e emancipatória na Amazônia brasileira
Palabras clave:
Reescrita Feminista, Interculturalidade, Experiências Didático-Pedagógicas, Ensino Jurídico FeministaResumen
https://doi.org/10.1590/2179-8966/2023/79121
O artigo descreve uma experiência de reescrita de decisões judiciais em perspectivas feministas realizada no âmbito do Projeto Julgamentos Feministas da Universidade Federal de Roraima que, ao mobilizar os métodos dos saberes localizados, lugar de fala, teoria do ponto de vista feminista, pergunta pela mulher, posicionalidade e raciocínio prático feminista, questiona os dogmas da universalidade, neutralidade e objetividade do direito e demonstra que é possível escrever decisões judiciais mais justas e adequadas a mulheres marcadas pela interseccionalidade de gênero, raça, etnia, classe e origem, utilizando uma abordagem feminista, decolonial, interseccional e intercultural. A experiência descrita nos permitiu refletir sobre os ganhos e desafios da utilização pedagógica da reescrita no ensino jurídico e sobre o seu papel na construção de um ensino jurídico feminista, transformador e emancipatório.
Palavras-chave: Reescrita Feminista; Interculturalidade; Experiências Didático-Pedagógicas; Ensino Jurídico Feminista.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Direito e Práxis

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los textos son de exclusiva responsabilidad de sus autores.
Se permite la reproducción total o parcial de los artículos de la Revista Derecho y Práxis, siempre que citada la fuente.
Este trabajo está licenciado bajo una Licencia Creative Commons 4.0, Asignación-Sin Derivaciones.
Esta licencia permite copiar y redistribuir el material en cualquier soporte o formato para cualquier fin, aunque sea comercial, desde que citada la autoría original.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.