Percepções de estudantes sobre a experiência didático-pedagógica de reescrita de decisões judiciais em perspectivas feministas e antirracistas

Autores

Palavras-chave:

Reescritas Feministas, Decisões Judiciais, Formação Jurídica, Práticas Pedagógicas, Métodos de Ensino

Resumo

https://doi.org/10.1590/2179-8966/2023/79532

O objetivo do presente artigo é analisar a percepção de estudantes que participaram dos projetos de reescrita de decisões judiciais em perspectivas feministas entre 2021 e 2022 sobre os impactos da experiência na formação jurídica. Elencamos os efeitos que estudantes de graduação e pós-graduação perceberam que foram produzidos pelo projeto em suas instituições de ensino e na sua formação como juristas. O estudo foi qualitativo e se valeu de um questionário em formato virtual para coleta dos dados. A revisão bibliográfica que informa o presente estudo, considerou a literatura que aborda a dimensão pedagógica dos projetos de reescrita feminista em vários países e os estudos que discutem os desafios da formação jurídica crítica no Brasil. Os resultados da análise confirmam o potencial das atividades de reescrita feminista em favorecer a formação crítica e interdisciplinar de estudantes de direito. 

Palavras-chave: Reescritas Feministas; Decisões Judiciais; Formação Jurídica; Práticas Pedagógicas; Métodos de Ensino.

Biografia do Autor

Fabiana Severi, Universidade de São Paulo

Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo e mestre em Direito pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professora do Departamento de Direito Público da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP) e do Programa de Mestrado da mesma instituição. Livre docente em Direitos Humanos pela FDRP-USP. Líder do Grupo de Pesquisa em Direitos Humanos, Democracia e Desigualdades da USP. Participante do Consórcio Lei Maria da Penha pelo fim da violência contra as mulheres baseada em gênero. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8399-7808. E-mail: fabianaseveri@usp.br

Gabriela Barretto de Sá, Universidade do Estado da Bahia

Universidade do Estado da Bahia, Salvador, Bahia, Brasil. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4465-866X. E-mail: gbsa@uneb.br

Priscilla Cardoso Rodrigues, Universidade Federal de Roraima

Mestre em Direito pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e Doutoranda em Direito Público pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC). Professora Adjunta do Instituto de Ciências Jurídicas e Professora Colaboradora do Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Investigadora do Instituto Jurídico da Universidade de Coimbra. Coordenadora Geral do Observatório de Direitos Humanos, do Espaço de Discussão e Formação em Direitos Humanos e do Projeto Julgamentos Feministas da UFRR. Membro dos Grupos de Pesquisa CNPq Amazônia - Recursos Naturais e Sustentabilidade Socioeconômica e Ambiental (GPASSA) e Núcleo de Estudos e Pesquisas Ovelário Tames (NEPOT) e do Feminist Judgments Project - Brazil. Avaliadora de cursos e IES do INEP/MEC e revisora de periódicos científicos nacionais e internacionais. Researcher Visiting Scholar no Latin American and Caribbean Studies Institute (LACSI), na University of Georgia. ORCID:  https://orcid.org/0000-0002-8076-1736 . E-mail: priscilla.cardoso@ufrr.br

Thula Rafaela de Oliveira Pires, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutora e Mestra em Direito Constitucional e Teoria do Estado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professora nos cursos de Graduação e Pós-graduação do Departamento de Direito da PUC-Rio. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Direito e Coordenadora Geral do NIREMA (Núcleo Interdisciplinar de Reflexão e Memória Afrodescendente). Professora Visitante Jr. no African Gender Institute, University of Cape Town (CAPES/Print/ 2020). Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ- 2022/2025) e Bolsista de Produtividade PQ-2, CNPq. Associada de CRIOLA, integrante da Assembleia Geral da Anistia Internacional no Brasil e dos Conselhos do Instituto Clima e Sociedade (ICS) e do Centro de Estudos em Segurança e Cidadania (CESeC). ORCID:  https://orcid.org/0000-0003-2138-5483. E-mail: thula@puc-rio.br

Publicado

2023-12-06

Como Citar

Severi, F., Barretto de Sá, G., Cardoso Rodrigues, P., & Oliveira Pires, T. R. de. (2023). Percepções de estudantes sobre a experiência didático-pedagógica de reescrita de decisões judiciais em perspectivas feministas e antirracistas. Revista Direito E Práxis, 14(4), 2593–2612. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaceaju/article/view/79532