A escrita colaborativa de reescrita de decisões judiciais em perspectivas feministas e as clínicas jurídicas

Desafios e horizontes para o ensino jurídico

Autores

Palavras-chave:

Ensino jurídico, Feminismos, Clínicas jurídicas, Reescrita, Escrita colaborativa

Resumo

https://doi.org/10.1590/2179-8966/2023/79146

O presente artigo tem como objetivo avaliar o processo de escrita colaborativa nas reescritas de decisões em perspectivas feministas em clínicas jurídicas, destacando seus desafios e horizontes didático-pedagógicos para o ensino jurídico. A pesquisa é qualitativa com método de análise feminista e examina experiências da Clínica de Atenção à Violência da Universidade Federal do Pará (CAV/UFPA) e da Clínica de Direitos Humanos das Mulheres do Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter) por meio de revisão bibliográfica e pesquisa documental. Em um primeiro momento, apresenta-se o projeto de reescrita. Em seguida, as experiências de ambas as Clínicas e, por fim, discute-se a escrita colaborativa com perspectiva feminista. Em situações de escrita colaborativa, a presença de outras pessoas pode suscitar um processo de reflexão sobre a linguagem e as práticas sociais de forma ainda mais intensa. A escrita colaborativa, com perspectiva feminista, como metodologia de ensino pode possibilitar não só a crítica, mas também o uso da técnica e da linguagem jurídica antidiscriminatória. 

Palavras-chave: Ensino jurídico; Feminismos; Clínicas jurídicas; Reescrita; Escrita colaborativa.

Biografia do Autor

Luanna Tomaz Souza, Universidade Federal do Pará

Universidade Federal do Pará, Pará, Brasil. E-mail: luannatomaz@ufpa.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8385-8859.

Carmen Hein de Campos, Universidade Federal de Pelotas

Universidade Federal de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. E-mail: charmcampos@gmail.com.  ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4672-0084.

Downloads

Publicado

2023-12-06

Como Citar

Souza, L. T., & Hein de Campos, C. (2023). A escrita colaborativa de reescrita de decisões judiciais em perspectivas feministas e as clínicas jurídicas: Desafios e horizontes para o ensino jurídico. Revista Direito E Práxis, 14(4), 2688–2711. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaceaju/article/view/79146