A escrita colaborativa de reescrita de decisões judiciais em perspectivas feministas e as clínicas jurídicas
Desafios e horizontes para o ensino jurídico
Palavras-chave:
Ensino jurídico, Feminismos, Clínicas jurídicas, Reescrita, Escrita colaborativaResumo
https://doi.org/10.1590/2179-8966/2023/79146
O presente artigo tem como objetivo avaliar o processo de escrita colaborativa nas reescritas de decisões em perspectivas feministas em clínicas jurídicas, destacando seus desafios e horizontes didático-pedagógicos para o ensino jurídico. A pesquisa é qualitativa com método de análise feminista e examina experiências da Clínica de Atenção à Violência da Universidade Federal do Pará (CAV/UFPA) e da Clínica de Direitos Humanos das Mulheres do Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter) por meio de revisão bibliográfica e pesquisa documental. Em um primeiro momento, apresenta-se o projeto de reescrita. Em seguida, as experiências de ambas as Clínicas e, por fim, discute-se a escrita colaborativa com perspectiva feminista. Em situações de escrita colaborativa, a presença de outras pessoas pode suscitar um processo de reflexão sobre a linguagem e as práticas sociais de forma ainda mais intensa. A escrita colaborativa, com perspectiva feminista, como metodologia de ensino pode possibilitar não só a crítica, mas também o uso da técnica e da linguagem jurídica antidiscriminatória.
Palavras-chave: Ensino jurídico; Feminismos; Clínicas jurídicas; Reescrita; Escrita colaborativa.
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