Construindo os Mapas da (In)Justiça

Um Estudo sobre Violência Racial e Letalidade Policial em São Paulo

Autores

Palavras-chave:

Desafios metodológicos, Letalidade Policial, Justiça criminal.

Resumo

https://doi.org/10.1590/2179-8966/2025/86295

O projeto "Mapas da (In)Justiça", desenvolvido pelo Núcleo de Justiça Racial e Direito da FGV Direito SP, aborda a questão da violência racial e letalidade policial no Brasil, focando especificamente no Estado de São Paulo. Surgiu da necessidade de dados acessíveis e compreensíveis sobre a violência racial. A plataforma criada não é apenas um repositório de informações, mas uma ferramenta de resistência que oferece uma análise detalhada das variáveis relacionadas à violência racial, combinando dados oficiais e primários para mapear locais de violência e dissecar variáveis. Este artigo, como um produto prévio à publicação da plataforma, compartilha reflexões e metodologias adotadas, destacando a importância de superar a opacidade institucional e estimular ações concretas contra a impunidade da violência policial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natália Santos, FGV Direito SP

Natália Santana dos Santos: Mestranda em Direito e Desenvolvimento na FGV Direito SP (com foco em Direito Penal e Direito e Relações Raciais), com apoio da Bolsa Mário Henrique Simonsen de Ensino e Pesquisa e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Graduada em Direito pela Universidade do Estado da Bahia. Pós Graduada em Ciências Criminais na Faculdade Baiana de Direito; Pesquisadora do Centro de Pesquisa Aplicada em Direito e Justiça Racial da FGV Direito SP.

Amanda Gonçalves Prado Quaresma, Universidade Federal Fluminense

Amanda Gonçalves Prado Quaresma: Doutoranda em Sociologia e Direito na Universidade Federal Fluminense (PPGSD/UFF). Mestra em Direito Penal e Liberdades Públicas (PPGD/UFBA). Especialização em Direito Penal e Criminologia (INTROCRIM). Graduada em Direito (UFBA). Autora do livro "Os corpos gritam para ninguém: uma análise dos laudos periciais da chacina do Cabula" (Editora Mórula, 2024). Advogada. Pesquisadora do INCT-InEAC (Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos), do Centro de Pesquisa Aplicada em Direito e Justiça Racial da FGV Direito SP, do Nucleo de Pesquisa em Sociologia em Direito (NSD-InEAC-UFF) e do DIANSARE - Laboratório de ensino, pesquisa e extensão de direito, antropologia, saúde e religião. Associada ao Instituto Baiano de Direito Processual Penal (IBADPP) e a Rede de Pesquisa Empírica em Direito (REED). Tem experiência na área de Direito Processual Penal e Criminologia, atuando principalmente nos temas: perícias criminais, documentos e burocracias, polícia, morte decorrente de intervenção policial e morte.

Downloads

Publicado

2025-02-12

Como Citar

Santos, N. S. dos, & Quaresma, A. G. P. (2025). Construindo os Mapas da (In)Justiça: Um Estudo sobre Violência Racial e Letalidade Policial em São Paulo . Revista Direito E Práxis, 16(2), 1–27. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaceaju/article/view/86295

Edição

Seção

Artigos inéditos