ELAS/ES NAS REDES: DECOLONIALIDADE NAS PESQUISAS E NAS DOCÊNCIAS SOBRE/NA/COM A CULTURA DIGITAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2024.83427

Resumo

Apresentação de dossiê

Biografia do Autor

Adriana Rocha Bruno, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e Universidade Federal de Juiz de Fora

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFJF

Ana Maria Di Grado Hessel, PUCSP

Doutora e mestre em Educação: Currículo pela PUC-SP, especialista em Informática pela UFPA. Professora do Departamento de Educação: formação docente, gestão e tecnologia da  PUC/SP. Credenciada no Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital  TIDD/PUC-SP,   vinculada à linha de pesquisa Mediações tecnológicas da aprendizagem de cognição.

Lucila Pesce, UNIFESP

Doutora e mestre em Educação (PUC/SP), com pós-doutorado em Filosofia e História da Educação (UNICAMP); bacharel e licenciada em Letras (UPM). Professora Associada do Departamento da UNIFESP; professora do quadro permanente do PPGE da UNIFESP. Líder do Grupo de Pesquisa LEC: Linguagem, Educação e Cibercultura (UNIFESP), membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Freirianos (UNIFESP) e do Grupo de Estudos "Letramentos e Decolonialidade" (UNIFESP e UdeA - Colômbia). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2. Membro titular (2021-2023) e primeira suplente (2023-2025) do Comitê Científico do GT 16 (Educação e Comunicação) da ANPEd; membro da equipe gestora do GT 16 da ANPEd (2017-2019; 2019-2021); consultora ad hoc do GT 16 da ANPED de 2007-2017. Membro das redes internacionais de pesquisa REPEM (Rede de Pesquisas em Educação e Mídia, Unirio) e COLEARN (Collaborative Open Learning, The Open University, vinculada à Responsible Research and Innovation - RRI). Áreas de investigação: Linguagem Hipermídia e Processos Formativos; Linguagem e Educação Freiriana; Letramentos e Decolonialidade.

Referências

BRUNO, Adriana Rocha; SOUZA, Bianca Dias de; SOUZA, Káren Taloana Florêncio. (TRANS)FORMAÇÕES NAS DOCÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS: INTERFACES COM A CULTURA DIGITAL, A DECOLONIALIDADE E A LINGUAGEM EMOCIONAL. Revista Docência e Cibercultura, v. 8, n. 3, maio.-ago., 2024, p. 01-15. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.76971

DOMINGUES, Quésia Alves de Souza Sanches; PESCE, Lucila. MEMES ANTIFEMINISTAS E CONSERVADORISMO EM REDE: UMA ANÁLISE DAS LEITURAS E ENQUADRAMENTOS DOS FEMININOS DESVIANTES. Revista Docência e Cibercultura, v. 8, n. 3, maio.-ago., 2024, p. 01-23. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.71816

FERNANDES, Nathan Moretto Guzzo; BORGES, Vilmar José; MARTINS, Rebeca Soterio; SOUSA, Shirlliney Virginio de; MELO, Tiago Cardoso Melo. NO CONTEXTO DE CIBERCULTURA, O QUE PODE A FOTOGRAFIA NO ENSINO DE GEOGRAFIA? Revista Docência e Cibercultura, v. 8, n. 3, maio.-ago., 2024, p. 01-23. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.74551

GONZÁLEZ, Miguel Alberto González; PINEDA, Andrés Felipe Restrepo. CIBERNÉTICA, INTELIGENCIA ARTIFICIAL, INVESTIGACIÓN Y DESCOLONIZACIÓN. Revista Docência e Cibercultura, v. 8, n. 3, maio.-ago., 2024, p. 01-22. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2024.74959

NETO, Constantino Dias da Cruz; HESSEL, Ana Maria Di Grado. O DIGITAL EM REDE E A FORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: VIABILIZANDO UMA COMUNIDADE VIRTUAL DE PRÁTICA. Revista Docência e Cibercultura, v. 8, n. 3, maio.-ago., 2024, p. 01-16. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.74421

CUNHA, Shirlei Alexandra da. NAS BRECHAS DO SISTEMA: DECOLONIALIDADE, COMUNICAÇÃO, MÍDIAS E IDENTIDADE NEGRA. Revista Docência e Cibercultura, v. 8, n. 3, maio.-ago., 2024, p. 01-17. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.74431

RIZZARDA, Angélica Dalla; BATTISTI, Sabrina; TEIXEIRA, Adriano Canabarro. O ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NO CURSO DE DOUTORADO EM EDUCAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA NO NORTE DO RIO GRANDE DO SUL. Revista Docência e Cibercultura, v. 8, n. 3, maio.-ago., 2024, p. 01-14. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.71105

VIEIRA, Teresa; AMANTE, Lúcia. PROMOVENDO A FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES DAS ESCOLAS COMUNITÁRIAS EM ANGOLA: UMA EXPERIÊNCIA DE ELEARNING. Revista Docência e Cibercultura, v. 8, n. 3, maio.-ago., 2024, p. 01-17. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.74694

VIQUE, Isabela Pereira; SOARES, Maria da Conceição Silva; SILVA, Maíra Mello. MEMETIZANDO A CIÊNCIA: #FRIDACONSELHEIRA COMO POSSIBILIDADE DE RESISTÊNCIA. Revista Docência e Cibercultura, v. 8, n. 3, maio.-ago., 2024, p. 01-19. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2024.74571

YAMAGUCHI, Renato Akio da Cruz; SANTOS, Wilmihara Benevides da Silva Alves dos. AÇÕES EDUCATIVAS MUSEAIS ONLINE NA PANDEMIA: INTERSECÇÃO ENTRE ARTE, SAÚDE E DIREITOS HUMANOS. Revista Docência e Cibercultura, v. 8, n. 3, maio.-ago., 2024, p. 01-30. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.76084

Downloads

Publicado

2024-04-19

Como Citar

BRUNO, Adriana Rocha; HESSEL, Ana Maria Di Grado; VACCARINI, Emmanuelle; PESCE, Lucila. ELAS/ES NAS REDES: DECOLONIALIDADE NAS PESQUISAS E NAS DOCÊNCIAS SOBRE/NA/COM A CULTURA DIGITAL . Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 01–08, 2024. DOI: 10.12957/redoc.2024.83427. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/83427. Acesso em: 20 jul. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)