(TRANS)FORMAÇÕES NAS DOCÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS: INTERFACES COM A CULTURA DIGITAL, A DECOLONIALIDADE E A LINGUAGEM EMOCIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2023.76971

Palavras-chave:

Pedagogias Engajadas, Linguagem Emocional, Decolonialidade, Cultura Digital, Docências Contemporâneas.

Resumo

O presente ensaio tem por intuito a partilha de reflexões decorrentes de estudos e investigações acadêmicas em
andamento, desenvolvidas por nosso grupo de pesquisa. Tais discussões emergem de perspectivas outras para se
pensar as docências contemporâneas, tecendo conversações e interfaces com a cultura digital, a decolonialidade
e a linguagem emocional. Por meio de indagações e contribuições de estudos, sobretudo, desenvolvidos por
Walsh (2013), hooks (2017), Krenak (2019), Miranda (2016), Bruno (2002, 2021), Freire (1967, 2013),
Agamben (2009), Kohan (2019), entre outras/os, delineamos questões refletidas em possíveis práticas e ações
educativas em prol do que estamos nomeando de aulas decoloniais. De maneira articulada, evocamos diferentes
vozes, saberes, linguagens, memórias, culturas e experiências, trazendo a importância de uma educação voltada
para o ancestral, o afetivo e o plural, em meio às complexidades e temporalidades existentes, bem como, às
aprendizagens oriundas desses fazeres no/com o coletivo.

Biografia do Autor

Adriana Rocha Bruno, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Pós-Doutora em Educação pela Universidade de Lisboa (PT), Professora Associada 3 (Departamento de didática da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO) e Professora Associada 2 (Departamento de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora).

Bianca Dias de Souza, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGEdu/UNIRIO).

Káren Taloana Florêncio Souza, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGE/UFJF).

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Publicado

2024-04-19

Como Citar

BRUNO, Adriana Rocha; SOUZA, Bianca Dias de; SOUZA, Káren Taloana Florêncio. (TRANS)FORMAÇÕES NAS DOCÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS: INTERFACES COM A CULTURA DIGITAL, A DECOLONIALIDADE E A LINGUAGEM EMOCIONAL. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 01–15, 2024. DOI: 10.12957/redoc.2023.76971. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/76971. Acesso em: 5 maio. 2024.