Cidades Inteligentes e desenvolvimento socioeconômico no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.12957/rdc.2025.88307Palavras-chave:
Cidades inteligentes, Desenvolvimento sustentável, Cidades inclusivas, Direito à cidadeResumo
Este artigo tem como temática o desenvolvimento socioeconômico brasileiro a partir dos projetos de cidades inteligentes. O objetivo geral é compreender os limites e possibilidades oferecidos por esses projetos ao desenvolvimento socioeconômico do país. Para isso, tem como objetivos específicos analisar o conceito de cidades inteligentes a partir de sua aplicação; retomar os aspectos históricos de desenvolvimento econômico e urbano brasileiros; e analisar criticamente a aplicação desses projetos em municípios do país. O método de abordagem adotado é a dialética lefebvriana, apoiando-se em fontes bibliográficas e documentais. Seguindo este caminho, observa-se que as cidades inteligentes atendem primordialmente os interesses de grandes empresas, acirrando a segregação urbana através de exclusão digital e especulação imobiliária, além de ignorar as particularidades da urbanização no Brasil e de suas diferenças regionais, de modo que apenas com um resgate dos movimentos sociais e da participação coletiva no planejamento urbano e no uso de tecnologias é possível falar em cidades verdadeiramente inteligentes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos autorais patrimoniais dos artigos publicados pertencem à Revista de Direito da Cidade. A reprodução total dos artigos desta revista em outras publicações, ou para qualquer outra utilidade, é permitida a todos, para que distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho aqui publicado, mesmo para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito pela criação original ao autor e o crédito à Revista de Direito da Cidade pela primeira publicação do trabalho. A Revista Direito da Cidade obedece aos termos da licença Creative Commons de Atribuição 4.0 Internacional CC-BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), em consonância com a legislação autoral brasileira, Lei 9.610/1998.
The patrimonial copyrights of the published articles belong to the Revista de Direito da Cidade. The total reproduction of the articles of this review in other publications, or for any other use, is allowed to all, to distribute, remix, adapt and create from the work published here, even for commercial purposes, as long as they give due credit for the original creation to the author and credit to Revista de Direito da Cidade for the first publication of the work. The Revista Direito da Cidade complies with the terms of the Creative Commons Attribution 4.0 International CC-BY license (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), in accordance with brazilian copyright law, Law 9.610/1998.

