Cidades Inteligentes e desenvolvimento socioeconômico no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rdc.2025.88307

Palavras-chave:

Cidades inteligentes, Desenvolvimento sustentável, Cidades inclusivas, Direito à cidade

Resumo

Este artigo tem como temática o desenvolvimento socioeconômico brasileiro a partir dos projetos de cidades inteligentes. O objetivo geral é compreender os limites e possibilidades oferecidos por esses projetos ao desenvolvimento socioeconômico do país. Para isso, tem como objetivos específicos analisar o conceito de cidades inteligentes a partir de sua aplicação; retomar os aspectos históricos de desenvolvimento econômico e urbano brasileiros; e analisar criticamente a aplicação desses projetos em municípios do país. O método de abordagem adotado é a dialética lefebvriana, apoiando-se em fontes bibliográficas e documentais. Seguindo este caminho, observa-se que as cidades inteligentes atendem primordialmente os interesses de grandes empresas, acirrando a segregação urbana através de exclusão digital e especulação imobiliária, além de ignorar as particularidades da urbanização no Brasil e de suas diferenças regionais, de modo que apenas com um resgate dos movimentos sociais e da participação coletiva no planejamento urbano e no uso de tecnologias é possível falar em cidades verdadeiramente inteligentes.

Biografia do Autor

Reidy Rolim de Moura, Universidade Estadual de Ponta Grossa/Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas

Doutora e Mestre em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Graduada em Serviço Social pela Universidade Regional de Blumenau. Professora associada na Universidade Estadual de Ponta Grossa, Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais Aplicadas; Coordenadora do Programa Permanente de extensão IESOL - Incubadora de Empreendimentos Solidários (UEPG); Membro da equipe editorial da Revista Emancipação.

Downloads

Publicado

2026-01-07

Como Citar

de Meira Azevedo Junior, C., & Rolim de Moura, R. (2026). Cidades Inteligentes e desenvolvimento socioeconômico no Brasil. Revista De Direito Da Cidade, 17(1), 182–202. https://doi.org/10.12957/rdc.2025.88307

Edição

Seção

Artigos/Articles/Artículos