Utilização do facebook pelos governos locais para promoção de accountability com participação social
DOI:
https://doi.org/10.12957/rdc.2019.43707Palavras-chave:
accountability. comunicação pública. Facebook. Participação.Resumo
Considerando a popularidade das mídias sociais, suas funcionalidades e o déficit de accoutability e participação social nas esferas governamentais, apontado por estudos acadêmicos e perceptível pelo senso comum, esta pesquisa tem como objetivo verificar em que medida a gestão dos governos locais estão se utilizando do Facebook enquanto canal de comunicação para a promoção e fortalecimento de accountability com participação social. Para o cumprimento desse propósito, o pressuposto filosófico que rege a pesquisa é o pós-positivismo, sendo o método de pesquisa qualitativo descritivo e como estratégia a pesquisa de campo virtual. O processo de coleta de dados se deu por meio de observação não participante on-line e os dados foram analisados utilizando a técnica de análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa apresentam indícios de que as gestões municipais fazem uso do Facebook, limitadamente para fins de informação pública, praticando um tipo de comunicação assimétrica e de mão única. Os achados demonstram que estas administrações municipais não se aproveitam dos affordances da mídia social em estudo para promoção e fortalecimento da participação social e para viabilização de uma comunicação simétrica e de mão dupla.
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