A trajetória da participação pública em matéria urbanoambiental no sistema jurídico brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.12957/rdc.2019.39382Palavras-chave:
Direitos humanos, Cidadania, Participação pública, Meio Ambiente, Cidade sustentávelResumo
Este artigo revisita o processo de afirmação histórica do direito à participação pública em matéria urbanoambiental no Brasil. Parte-se de pesquisa exploratória sobre a evolução da cidadania no Brasil Republicano para compreender, atualmente, o direito à participação democrática na gestão de cidades. O objetivo é analisar os fundamentos jurídico-políticos para o exercício da participação pública em questões com interface urbanística e ambiental. Visa-se responder o seguinte problema: em que medida o sistema jurídico brasileiro encontra-se estruturado para propiciar a participação pública em deliberações de caráter urbanoambiental? O estudo qualitativo tem abordagem analítico-descritiva e contou com a aplicação de pesquisa bibliográfica e documental para a coleta de materiais teórico-conceituais e normativos. A organização e análise dos dados foram realizadas pela técnica do mapeamento cognitivo. Como resultado, verificou-se que, apesar dos avanços ocorridos no sistema jurídico brasileiro após a Constituição de 1988, ainda é necessário promover a criação de mecanismos institucionais e medidas democráticas inovadoras para ampliar o exercício dos direitos à informação e à participação pública. Conclui-se que a inexistência de critérios objetivos para avaliação da efetividade do direito à participação pública desafia a proteção do meio ambiente e a gestão de cidades.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos autorais patrimoniais dos artigos publicados pertencem à Revista de Direito da Cidade. A reprodução total dos artigos desta revista em outras publicações, ou para qualquer outra utilidade, é permitida a todos, para que distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho aqui publicado, mesmo para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito pela criação original ao autor e o crédito à Revista de Direito da Cidade pela primeira publicação do trabalho. A Revista Direito da Cidade obedece aos termos da licença Creative Commons de Atribuição 4.0 Internacional CC-BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), em consonância com a legislação autoral brasileira, Lei 9.610/1998.
The patrimonial copyrights of the published articles belong to the Revista de Direito da Cidade. The total reproduction of the articles of this review in other publications, or for any other use, is allowed to all, to distribute, remix, adapt and create from the work published here, even for commercial purposes, as long as they give due credit for the original creation to the author and credit to Revista de Direito da Cidade for the first publication of the work. The Revista Direito da Cidade complies with the terms of the Creative Commons Attribution 4.0 International CC-BY license (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), in accordance with brazilian copyright law, Law 9.610/1998.