v. 22 n. 65 (2021): Práticas pedagógicas alternativas em contextos de incerteza e crise

					Visualizar v. 22 n. 65 (2021): Práticas pedagógicas alternativas em contextos de incerteza e crise
Publicado: 07-05-2021

Editorial

  • Editorial

    Jane Paiva, Paula Leonardi
    1
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.59696

Práticas pedagógicas alternativas em contextos de incerteza e crise

  • Práticas pedagógicas alternativas em contextos de incerteza e crise: interdependências e corresponsabilidade ética do cuidado em tempo de pandemia

    Oresta López Pérez, Sônia Camara
    2-11
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.59695
  • Práticas docentes inovadoras: caminhando na incerteza momentânea entre o status quo e a ousadia

    Sandra Maria Nascimento de Mattos, José Roberto Linhares de Mattos
    12-25
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.55752
  • Meios digitais, ensino e prática docente: mudanças e permanências no contexto da pandemia de COVID 19

    Patricia Coelho Costa, Luiz Augusto Cavalcante Teixeira
    26-40
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.55795
  • Abecedário da inclusão: entrecruzando memória e formação docente

    Michele Pereira de Souza da Fonseca, Erika Souza Leme
    41-54
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.54806
  • Por uma escola para todos: trabalho colaborativo da fonoaudiologia educacional

    Paula Mieco Koizumi Masuyama
    55-72
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.55792
  • Bioética e interdisciplinaridade: a relação entre educação e meio ambiente

    Marcos Alexandre Alves
    73-85
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.54617
  • Metodologias criativas no processo de ensino e de aprendizagem na educação básica

    Bettina Steren dos Santos
    86-99
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.55635
  • As Metodologias Ativas como potencializadoras do Sistema Atencional: do presencial ao remoto usando Design Thinking

    Cheila Graciela Gobbo Bombana, Adriano Canabarro Teixeira
    100-117
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.55758
  • Infraestructura e Infocultura de las Til en la gestión universitaria: UPEL-IMPM Extensión Académica Paraguaná

    Uriel Jose Castellanos Aguirre
    118-130
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.55438
  • As oficinas de integração como prática pedagógica em tempos de incerteza e crise

    Iuri Kieslarck Spacek, Vitor Gomes da Silva, Roberta Pasqualli
    131-146
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.55407
  • Políticas para a educação especial inclusiva no Paraná e a COVID-19: ensino remoto emergencial

    Gesilaine Mucio Ferreira, Erika Ramos Januário, Jani Alves da Silva Moreira
    147-162
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.55782
  • Práticas de ensino em tempos de pandemia de Covid-19: é possível a inclusão das pessoas com deficiência?

    Cintia Schwamberger, Fabio Junio da Silva Santos
    163-170
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.57001
  • Uso de fotografias como recurso didático pedagógico para deficientes intelectuais

    Janaína Alves de Góis Santos, Marcia Regina Royer
    171-187
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.54913

Artigos de Demanda Contínua

  • Conversas docentes no Whatsapp forjando aprendizagens multirreferenciadas e autorias docentes

    Rosana Sales de Jesus, Mirian Maia do Amaral
    188-204
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.52666
  • Narrativas digitais, design e significados: alguns entrelaçamentos

    Késsia Mileny de Paulo Moura, Sérgio Roberto Kieling Franco
    205-218
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.53462
  • Design Instrucional: perspectiva didático-metodológica para integração da tecnologia na formação docente

    Hiêda Claudia Barbosa Pereira
    219-238
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.53705
  • O estágio em formação de formadores no desenvolvimento curricular do curso de Pedagogia na UFMA

    Sirlene Mota Pinheiro da Silva
    239-251
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.45654
  • O nível de formação dos professores da educação superior brasileira - 2010 a 2018

    Chaiane de Medeiros Rosa
    252-266
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.49440
  • Parfor na Amazônia Paraense: contribuições para a qualidade da educação do município de Óbidos-PA

    Liliam Aquino Oliveira, Aline da Silva Ferreira, Iamila Brito de Oliveira
    267-282
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.50163
  • Docência universitária: formação docente dos professores do curso de Comunicação Social e do PPGCOM da UFRR

    Leila Adriana Baptaglin, Vilso Junior Chierentin Santi
    283-298
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.50891
  • Formação de educadores de turmas multisseriadas: a narrativa como dispositivo formativo

    Selma Costa Pena, Douglas Almeida de Oliveira
    299-312
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.50910
  • Sentidos da/para a formação de professoras coordenadoras: lições da experiência

    Renata Cristina Oliveira Barrichelo Cunha, Keila Santos Pinto
    313-324
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.50940
  • Formação inicial na educação infantil: um estudo bibliográfico sobre as práticas dos professores

    Natasha Yukari Schiavinato Nakata, Marta Regina Furlan de Oliveira, Jaqueline Delgado Paschoal
    325-336
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.50945
  • Desenvolvimento profissional docente e a formação do homo creare experimentalis

    Carlos Jose Trindade da Rocha
    337-349
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.50913
  • Inclusão em educação: desafios do público-alvo da educação especial na educação profissional

    Maria Leilza Pires Siqueira, Patrícia Ferreira de Andrade, Allan Rocha Damasceno
    350-361
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.50871
  • O ensino e a reforma provincial de 1845: a Instrução Pública na província do Piauí (1834-1852)

    Marcelo de Sousa Neto
    362-381
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.50069
  • Estado, capital e reforma da educação: a lei 5.692/71

    Marco Antônio De Oliveira Gomes, Ítalo Ariel Zanelato, Crislaine Aparecida Pita
    382-395
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.50181
  • Pesquisas sobre Educação em Direitos Humanos na Amazônia amapaense

    Jemina de Araujo Moraes Andrade, Helena Cristina Guimarães Queiroz Simões
    396-412
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.50132
  • EJAI na Amazônia Paraense: ataques e resistências na luta pela educação pública e gratuita

    Maria da Conceição dos Santos Costa, Maria Celeste Gomes de Farias, Darinêz de Lima Conceição
    413-430
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.50113
  • “Esse negócio de padrão é muito retrógrado”: o corpo como superfície de inúmeras interpretações

    Julia da Fonseca Lopes, Dinah Quesada Beck
    431-446
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.50738
  • "O bagulho ficou sério!": representações de gênero no brega recifense

    Alcidesio Oliveira da Silva Junior, Jeane Félix, Allyson Carvalho de Araújo
    447-460
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.50859
  • Entre samba e brilho: a produção dos corpos nos carnavais da Unidos da Rheingantz

    Priscila Fontes Gularte, Leila Cristiane P. Finoqueto, Rodrigo Lemos Soares
    461-475
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.49589
  • Ciência, educação e sociedade: uma leitura sobre “O menino que descobriu o vento”

    José Douglas Alves dos Santos, Machaia Muhammade Mualaca
    476-488
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.51330

Elos

Resenhas

  • Amazônias em tempos contemporâneos: entre diversidades e adversidades

    Luziane Said Cometti Lélis, Dinair Leal da Hora
    505-509
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.49633

Ensaios

  • Educação especial no contexto de pandemia: reflexões sobre políticas educacionais

    Alessandra Andrade Cardoso, Gustavo Diniz de Mesquita Taveira, Guilherme Pereira Stribel
    510-518
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.50005