Uso de fotografias como recurso didático pedagógico para deficientes intelectuais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2021.54913

Palavras-chave:

Deficiência intelectual, Ensino, Fotografia.

Resumo

Os Deficientes Intelectuais (DI) apresentam alteração no desenvolvimento cognitivo, comportamento adaptativo e socioafetivo. A presente pesquisa objetiva abordar o uso de fotografias como estratégia pedagógica que desperta o interesse, favorece a memorização e facilita a compreensão de Ciências para DI. Este estudo de cunho qualitativo analisa imagens fotográficas registradas por alunos da Educação de Jovens e Adultos, de uma escola especializada na modalidade Educação Especial. Avaliou-se como a fotografia pode ser utilizada em sala de aula e quais aspectos cognitivos e socioculturais podem ser observados. Os resultados demonstraram a imagem fotográfica como uma opção viável que pode ser utilizada em diferentes disciplinas e que estimula a interação, a criatividade, autonomia e participação. Constatou-se que o aluno enquanto fotógrafo observa aspectos esquecidos ou não vistos, quando leitor demonstra sensações e visão ampliada da realidade e, por fim, como sujeito histórico vincula sua bagagem cultural, identidade e valores aos novos conhecimentos adquiridos. 

Biografia do Autor

Janaína Alves de Góis Santos, Universidade Estadual do Paraná, Unespar campus de Paranavaí.

Bióloga, Mestra em ensino pela Unespar. Professora estatutária da Secretaria Estadual de Educação do Paraná-SEED.

Marcia Regina Royer, Universidade Estadual do Paraná, Unespar -Campus de Paranavaí

Bióloga, doutora em Agronomia. Professora Associada A da Universidade Estadual do Paraná, UNESPAR, campus de Paranavaí. Colegiado de Ciências Biológicas e do Mestrado em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar. Coordenadora do Mestrado Formação Docente Interdisciplinar.

Downloads

Publicado

07-05-2021

Como Citar

Santos, J. A. de G., & Royer, M. R. (2021). Uso de fotografias como recurso didático pedagógico para deficientes intelectuais. Revista Teias, 22(65), 171–187. https://doi.org/10.12957/teias.2021.54913

Edição

Seção

Práticas pedagógicas alternativas em contextos de incerteza e crise