Ciência, educação e sociedade: uma leitura sobre “O menino que descobriu o vento”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2021.51330

Palavras-chave:

ciência e sociedade, educação e sociedade, processo formativo.

Resumo

Neste artigo abordamos o filme “O Menino que Descobriu o Vento” (The Boy Who Harnessed the Wind, 2019) a partir de uma leitura ancorada nos estudos culturais. O texto está dividido em quatro partes: na primeira realizamos um breve contexto histórico-cultural; na sequência, fazemos uma reflexão sobre cinema, alteridade e formação, em como os filmes atuam na produção de significados, representações e identidades; em seguida, abordamos (des)encontros culturais diante de embates geracionais; e, finalizando o texto, trazemos as considerações, retomando algumas das discussões e salientando o potencial do longa-metragem no entendimento daquele contexto social.

Biografia do Autor

José Douglas Alves dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Pedagogo e mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Membro do Núcleo Infância, Comunicação, Cultura e Arte (NICA) e do Coletivo Tecendo: cultura arte educação. Escritor fatimense e Demistificador de Dálias. E-mail do autor: jdneo@hotmail.com

Machaia Muhammade Mualaca, Universidade Licungo - Moçambique

Doutorando em Educação, na linha: Educação e Comunicação, do grupo de pesquisa Tecendo (Arte, Educação e Cultura), da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC). Tem interesse de pesquisa na área de Estudos Culturais e Educação e Literaturas Africanas em Língua Portuguesa. É docente da Universidade Licungo em Moçambique.

Downloads

Publicado

07-05-2021

Como Citar

Santos, J. D. A. dos, & Mualaca, M. M. (2021). Ciência, educação e sociedade: uma leitura sobre “O menino que descobriu o vento”. Revista Teias, 22(65), 476–488. https://doi.org/10.12957/teias.2021.51330