Inclusão em educação: desafios do público-alvo da educação especial na educação profissional
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2021.50871Palavras-chave:
Inclusão, Educação Especial, Educação Profissional, Políticas públicas, Público-alvo da Educação Especial, Democratização do ensinoResumo
Essa pesquisa objetivou caracterizar as concepções e ações político-pedagógicas sobre a inclusão em educação do público-alvo da educação especial na educação profissional técnica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR) - Campus Boa Vista (CBV). Assim, essa pesquisa teve como investigação central analisar as políticas públicas de inclusão em educação, buscando compreender os desafios à escolarização profissional desse público pertencente à educação profissional. Esse estudo fundamentou-se na Teoria Crítica da educação com ênfase ao pensamento de Theodor Adorno. Quanto aos instrumentos e procedimentos metodológicos de pesquisa, realizamos entrevistas semiestruturadas com os sujeitos participantes do estudo e também aplicamos questionário de caracterização com esses participantes da pesquisa. Foram entrevistados sete gestores que contribuíram com a pesquisa na identificação das concepções e ações político-pedagógicas/inclusivas. Constatou-se que há iniciativas no Campus de ações inclusivas, porém a pesquisa revelou barreiras que obstaculizam a implementação da educação especial na perspectiva inclusiva.
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