Chrysalis e tempos de paixões tristes: trans-formação e reexistência docente no PRP/UFBA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2023.70242

Palavras-chave:

Políticas de currículo, Programa Residência Pedagógica, Formação docente.

Resumo

Tomando o presente cenário de políticas de currículo e de formação docente marcado pelo anacronismo e pelo instrumentalismo excludentes, o artigo em pauta, além de caracterizar esse cenário e suas consequências para a formação de professoras(es), realça práticas formacionais progressistas, bem como argumenta em favor de ações autorizantes e generativas, destacando reexistências docentes nas quais emerge um evidente protagonismo de coletivos de professoras(es), transgredindo e ressignificando essas políticas. Descreve e explicita como o Programa Residência Pedagógica (PRP/UFBA) implica coletivos e instituições educacionais com os quais desenvolve seu trabalho de formação e nos quais professoras(es) (re)criam formas outras de experienciar projetos institucionais de formação com experiências autorais de aprendizagem. No seu veio argumentativo, este escrito demonstra também como, nessas ações, professoras(es) intercriticizam, ressignificam e transformam políticas de currículo e formação. Nesses termos, experimentam o debate sobre suas implicações teórico-metodológicas, com as quais produzem suas formações, ao mesmo tempo em que afirmam que vidas docentes em formação importam.

Biografia do Autor

Denise Moura Guerra, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Mestre e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação UFBA. Professora Adjunta da Faced UFBA. Vice-Coordenadora do Grupo de Pesquisa FORMACCE PPGE FACED-UFBA. Coordenadora do Programa Residência Pedagógica - UFBA.

Roberto Sidnei Macedo, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Mestre em Educação pela FACED-UFBA. Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Paris Saint-Denis. Professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. Pós-doutorados em Currículo e Formação e Teorias de Currículo, respectivamente, pelo Instituto de Educação da Universidade de Fribourg (Suíça) e pela Universidade do Minho (Portugal), Coordenador do Grupo de Pesquisa FORMACCE PPGE FACED-UFBA.

Downloads

Publicado

24-06-2023

Como Citar

Guerra, D. M., & Macedo, R. S. (2023). Chrysalis e tempos de paixões tristes: trans-formação e reexistência docente no PRP/UFBA. Revista Teias, 24(72), 113–124. https://doi.org/10.12957/teias.2023.70242

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua