ATOS DE CURRÍCULO E FORMAÇÃO: O PRÍNCIPE PROVOCADO
Resumo
O presente texto procura, numa dialética e numa dialógica sem qualquer síntese conclusiva, efetivar uma relação generativa entre currículo e formação. Entende como centralidade dos seus argumentos que a relação entre currículo e formação, um dos compromissos fundantes da educação, produz um tipo de problemática com significativas e singulares potencialidades compreensivas e propositivas. Na medida em que o currículo, definido tradicionalmente como um artefato e a formação como do âmbito da experiência de sujeitos em processos de aprendizagem na relação estabelecida com saberes, neste caso, instituídos e organizados no currículo, entende-se que essa é uma relação tensiva capaz de produzir elucidações e proposições ainda em opacidade, tanto em termos teóricos quanto em relação aos atos currículo.Downloads
Publicado
25-04-2012
Como Citar
MACEDO, Roberto Sidnei. ATOS DE CURRÍCULO E FORMAÇÃO: O PRÍNCIPE PROVOCADO. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 13, n. 27, p. 8 pgs., 2012. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24252. Acesso em: 26 mar. 2025.
Edição
Seção
Em Pauta
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.