CURRÍCULO, FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE: UMA PESQUISA-FORMAÇÃO COLABORATIVA REALIZADA COM PROFESSORES DO SINPRO-BA
Resumo
O presente artigo apresenta e explicita uma etnopesquisa-formação colaborativa realizada com professores organizados no SINPRO-BA, Sindicato de Professores no Estado da Bahia, a partir de uma demanda do próprio Sindicato dirigida ao Grupo de Pesquisa FORMACCE, cuja pauta central foi construir através de uma pesquisa-formação diretrizes com princípios curriculares e formativos para a configuração de um Departamento de Formação no SINPRO, entendendo que a formação de professores emerge no presente com uma sensível política de sentidos que deve surgir do trabalho (in)tensamente refletido pelo(s) professore(s) sobre sua formação e profissionalização. Numa intercrítica com os pesquisadores do FORMACCE, da concepção do projeto até a construção das conclusões e a transformação dessas conclusões em diretrizes e princípios curriculares-formativos, configurou-se toda a itinerância heurístico-colaborativa da pesquisa.Downloads
Publicado
11-12-2014
Como Citar
MACEDO, Roberto Sidnei. CURRÍCULO, FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE: UMA PESQUISA-FORMAÇÃO COLABORATIVA REALIZADA COM PROFESSORES DO SINPRO-BA. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 15, n. 39, p. 106–116, 2014. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24484. Acesso em: 2 maio. 2025.
Edição
Seção
Em Pauta
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.