CURRÍCULO, FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE: UMA PESQUISA-FORMAÇÃO COLABORATIVA REALIZADA COM PROFESSORES DO SINPRO-BA

Autores

  • Roberto Sidnei Macedo FACED-UFBA

Resumo

O presente artigo apresenta e explicita uma etnopesquisa-formação colaborativa realizada com professores organizados no SINPRO-BA, Sindicato de Professores no Estado da Bahia, a partir de uma demanda do próprio Sindicato dirigida ao Grupo de Pesquisa FORMACCE, cuja pauta central foi construir através de uma pesquisa-formação diretrizes com princípios curriculares e formativos para a configuração de um Departamento de Formação no SINPRO, entendendo que a formação de professores emerge no presente com uma sensível política de sentidos que deve surgir do trabalho (in)tensamente refletido pelo(s) professore(s) sobre sua formação e profissionalização. Numa intercrítica com os pesquisadores do FORMACCE, da concepção do projeto até a construção das conclusões e a transformação dessas conclusões em diretrizes e princípios curriculares-formativos, configurou-se toda a itinerância heurístico-colaborativa da pesquisa.

Biografia do Autor

Roberto Sidnei Macedo, FACED-UFBA

Prof. do Departamento I FACED-UFBA, Coordenador do FORMACCE - Grupo de Pesquisa em Currículo e Formação. Membro do GT 12 ANPED

Downloads

Publicado

11-12-2014

Como Citar

Macedo, R. S. (2014). CURRÍCULO, FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE: UMA PESQUISA-FORMAÇÃO COLABORATIVA REALIZADA COM PROFESSORES DO SINPRO-BA. Revista Teias, 15(39), 106–116. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24484