O trabalho de parceria na escola: implicações para a constituição docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2021.45116

Palavras-chave:

trabalho de parceria, formação de professores, cotidiano escolar.

Resumo

O presente trabalho é um recorte de uma pesquisa que tematizou o “trabalho de parceria” entre professora em exercício e bolsistas, graduandas do curso de pedagogia, no contexto escolar. Para ampliar a compreensão do trabalho docente pelo viés da colaboração e parceria, questão central da referida pesquisa, foi realizado um levantamento bibliográfico de periódicos na área de educação, no estrato A1 (QUALIS CAPES). Nesta produção problematizamos os artigos sistematizados a partir daquele mapeamento bibliográfico na tentativa de compreender os diferentes conceitos e entendimentos que circulam no meio acadêmico em relação à temática em questão. Entende-se que o trabalho de parceria considera a escola como propositora de processos formativos, pautados em relações de confiança e que, os sujeitos que participam, estejam abertos a dialogar e problematizar questões da vida educativa que compartilham assumindo sua responsabilidade e compromisso perante as decisões tomadas conjuntamente.

.

Biografia do Autor

Pamela Aparecida Cassão, UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus Rio Claro

Doutora em Educação pela Univ. Est. Paulista UNESP - Instituto de Biociências de Rio Claro.

Coordenadora Pedagogica Gestão democrática e Transparência Educacional - SME - Rio Claro - SP.

Membro do Grupo de Estudos Escola, Formação e Alteridade (GREEFA, UNESP, CNPq). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Linguagens Experiência e Formação (GEPLinguagens, UNESP, CNPq).

 

Laura Noemi Chaluh, UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus Rio Claro

Professor Assistente Doutor do Departamento de Educação na Universidade Estadual Paulista (IB, Rio Claro).

É credenciada junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP (IB, Rio Claro). Líder do Grupo de Estudos Escola, Formação e Alteridade (GREEFA, UNESP, CNPq). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Linguagens Experiência e Formação (GEPLinguagens, UNESP, CNPq). Professora visitante na Universitat de Barcelona (Espanha). Membro do Corpo Editorial da Revista Educação: Teoria e Prática. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação inicial, formação continuada, parceria escola-universidade, cotidiano escolar, trabalho coletivo, prática de escrita.

Downloads

Publicado

01-03-2021

Como Citar

Cassão, P. A., & Chaluh, L. N. (2021). O trabalho de parceria na escola: implicações para a constituição docente. Revista Teias, 22(64), 116–131. https://doi.org/10.12957/teias.2021.45116

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua