A SIMULTANEIDADE DE LUGARES DA PESQUISADORA NA ESCOLA:
Resumo
Neste artigo, discuto o sentido de os pesquisadores construírem um movimento caleidoscópico quando desenvolvem pesquisas nas escolas. Esse movimento aponta para uma dimensão, a de assumir o não-lugar (CERTEAU, 2002) já que, a partir dele, podemos ter um olhar compreensivo da escola na sua complexidade e movimento. Trago para a discussão a importância do movimento caleidoscópico como uma instância que é possível ser construída quando assumimos os nossos próprios e singulares modos de fazer pesquisa, criando as nossas próprias táticas de pesquisadores no espaço escolar. Assumir o não-lugar implica considerar os vários lugares que podemos ocupar na escola e que mostram a simultaneidade de lugares possíveis de transitar quando nos permitimos ser parceiros dos educadores e alunos da escola.Downloads
Publicado
28-08-2011
Como Citar
CHALUH, Laura Noemi. A SIMULTANEIDADE DE LUGARES DA PESQUISADORA NA ESCOLA:. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 12, n. 25, p. 18 pgs., 2011. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24179. Acesso em: 2 maio. 2025.
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