Memes na sala de aula de língua inglesa: vivências formativas em uma educação ciberativista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2019.42779

Palavras-chave:

ensino de língua inglesa, memes, pedagogia dos multiletramentos

Resumo

O artigo relata uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório sobre uma atividade desenvolvida junto a estudantes do nono ano do Ensino Fundamental, nas aulas de língua inglesa, em uma Escola Municipal, na cidade de São Paulo. A pesquisa engendra três campos conceituais: net-ativismo, empoderamento, pedagogia dos multiletramentos. Quanto aos instrumentos de produção de dados, a investigação vale-se das notas de campo da pesquisadora e dos registros de depoimentos de estudantes que participaram da atividade em análise. Os achados da pesquisa sugerem que a atividade em tela qualificou a participação dos estudantes nas práticas sociais veiculadas na esfera digital, trazendo contribuições a práticas educativas erguidas em meio aos pressupostos da educação ativista na cibercultura.

Biografia do Autor

Mariana Lettieri Ferreira, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

titulação: Mestranda em Educação no PPGE da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Bacharel e Licenciada em Letras - Inglês e Português - pela Universidade de São Paulo (USP)

currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3413848929871247

Lucila Pesce, Universidade Federal de São Paulo

titulação: doutora em educação (PUC-SP), com pós-doutorado em filosofia e história da Educação (Unicamp)

função profissional na instituição de origem - Professora Associada do Depto de Educação e credenciada no PPGE
Guarulhos, SP,Brasil

currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4867232275873194

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Publicado

25-11-2019

Como Citar

Ferreira, M. L., & Pesce, L. (2019). Memes na sala de aula de língua inglesa: vivências formativas em uma educação ciberativista. Revista Teias, 20(Esp), 131–147. https://doi.org/10.12957/teias.2019.42779

Edição

Seção

Educação ativista na cibercultura: experiências plurais