TEORIAS DA EDUCAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO: FUNDAMENTOS DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS MEDIADAS POR TECNOLOGIAS
Resumo
O artigo considera sobre as principais teorias da educação e da comunicação, apontando a fecundidade da Via da Complexidade e do Interacionismo, para as práticas pedagógicas mediadas por tecnologias. É sinalizado o potencial da abordagem educacional “estar junto virtual” para os cursos online, por sua base Construcionista, que encontra no Interacionismo, no Cognitivismo e no Humanismo os fundamentos do seu desenvolvimento. As teorias da comunicação aqui delineadas contribuem para a reflexão sobre os saberes e fazeres do ensino e aprendizagem mediados pelas tecnologias digitais. O mapeamento das principais teorias de educação e da comunicação que suportam distintas práticas pedagógicas mediadas por tecnologias busca convidar o leitor à reflexão nesta área. Palavras-chave: teorias de educação; paradigmas de comunicação; práticas pedagógicas mediadas por tecnologias.Downloads
Publicado
20-12-2012
Como Citar
BRUNO, Adriana Rocha; PESCE, Lucila; BERTOMEU, João Vicente Cegato. TEORIAS DA EDUCAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO: FUNDAMENTOS DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS MEDIADAS POR TECNOLOGIAS. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 13, n. 30, p. 25 pgs., 2012. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24274. Acesso em: 1 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos de Demanda Contínua
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.