Entre(vistas): Da implicação aos saberes e conhecimentos sobre o ensinar e a inclusão escolar

Autores

  • Carla Helena Fernandes Mestrado em Educação UNIVÁS - Universidade do Vale do Sapucaí Pouso Alegre - MG
  • Laura Noemi Chaluh Departamento de Educação na Universidade Estadual Paulista (IB, Rio Claro)

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2017.27246

Palavras-chave:

interação, saberes, entrevistas narrativas

Resumo

A pesquisa, realizada com professores do ensino fundamental que atuam em escolas estaduais localizadas em municípios do sul de Minas Gerais, teve como foco as questões que emergem da matrícula no ensino regular de alunos que têm necessidades educacionais especiais. Este texto, um recorte da referida pesquisa, discute as entrevistas realizadas. Na perspectiva de narrativas, pondera sobre as entrevistas como situações de reflexões e evidencia as tramas construídas por meio da interação estabelecida entre pesquisadora, professoras e seus saberes e conhecimentos. Considera-se que a interação estabelecida, a partir dos lugares de pesquisadora e professora, se mostra profícua na promoção de reflexões que podem possibilitar a (re)construção dos saberes docentes.

Biografia do Autor

Carla Helena Fernandes, Mestrado em Educação UNIVÁS - Universidade do Vale do Sapucaí Pouso Alegre - MG

Tem graduação em Pedagogia pela UFMS – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, especialização em Psicopedagogia, Mestrado em Educação pela UCDB – Universidade Católica Dom Bosco, e Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UNICAMP. Como pesquisadora, se volta ao estudo e à investigação da formação de professores, das concepções e práticas pedagógicas e da inclusão escolar de alunos com deficiência nas escolas de ensino regular. É professora do Mestrado em Educação da UNIVÁS – Universidade do Vale do Sapucaí, em Pouso Alegre – MG. Como pesquisadora participa dos seguintes grupos de estudo e pesquisa: GPEG – Grupo de Pesquisa em Educação e Gestão, da UNIVÁS, GEPEC – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada, da Faculdade de Educação da UNICAMP, e do GREEFA – Grupo de Estudos Escola, Formação e Alteridade, do Departamento de Educação da UNESP – Rio Claro.

Laura Noemi Chaluh, Departamento de Educação na Universidade Estadual Paulista (IB, Rio Claro)

Professora para o Ensino Primário - Escuela Normal Superior Nº , Argentina (1980). Licenciada em Ciências da Educação pela Faculdade de Filosofia e Letras, Universidade de Buenos Aires, Argentina (1992). Mestre (2002) e Doutora (2008) em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é Professor Assistente Doutor do Departamento de Educação na Universidade Estadual Paulista (IB, Rio Claro). Coordenadora do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia (2014-2016). Vice coordenadora do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia (2016-2018). Coordenadora do subprojeto Pibid/PEDAGOGIA "A contribuição da literatura nos processos formativos no contexto escolar". Coordenadora do Programa do Núcleo de Ensino da UNESP no Câmpus de Rio Claro (2013-2016). É credenciada junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP (IB, Rio Claro). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Linguagens Experiência e Formação (GEPLinguagens, UNESP, CNPq) e coordenadora do Grupo de Estudos Escola, Formação e Alteridade (GREEFA). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação inicial, formação continuada, parceria escola-universidade, trabalho coletivo, prática de escrita

Downloads

Publicado

22-05-2017

Como Citar

Fernandes, C. H., & Chaluh, L. N. (2017). Entre(vistas): Da implicação aos saberes e conhecimentos sobre o ensinar e a inclusão escolar. Revista Teias, 18(49), 309–327. https://doi.org/10.12957/teias.2017.27246

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua