CONTRIBUIÇÕES DA AVALIAÇÃO MEDIADA PARA A ESCOLARIZACÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Autores

  • Mariana Corrêa Pitanga de Oliveira Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Márcia Denise Pletsch Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Anna Augusta Sampaio de Oliveira Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus Marília

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2016.25499

Palavras-chave:

Deficiência intelectual, Avaliação mediada, Processos psicológicos superiores.

Resumo

Este artigo discute, à luz da perspectiva histórico-cultural, as contribuições da avaliação mediada no processo de escolarização de alunos com deficiência intelectual. Para isso, optamos por uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso com um aluno do 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola situada no município do Rio de Janeiro (RJ). Como procedimentos de coleta de dados, realizamos a observação participante com registros em diário de campo, entrevista semiestruturada com a professora e aplicamos atividades de avaliação da aprendizagem. Os resultados mostraram, entre outros aspectos, que a avaliação mediada por meio de sua intrínseca mediação pedagógica foi positiva e atuou na zona de desenvolvimento proximal do aluno, contribuindo, assim, para a apropriação de conceitos escolares.

DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2016.25499

Biografia do Autor

Mariana Corrêa Pitanga de Oliveira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Mestre e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) - Brasil. E-mail: pitanga.mariana@yahoo.com.br

Márcia Denise Pletsch, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutora em Educação. Professora Adjunta do Departamento Educação e Sociedade e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Jovem Cientista da FAPERJ e pesquisadora do CNPq. E-mail: marciadenisepletsch@gmail.com

Anna Augusta Sampaio de Oliveira, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus Marília

Doutora em Educação. Livre-docente em Educação Especial. Professora Adjunta do Departamento de Educação Especial e do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília – São Paulo (UNESP). Pesquisadora do CNPq. E-mail:  anna.augusta@marilia.unesp.br

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Publicado

10-09-2016

Como Citar

Pitanga de Oliveira, M. C., Pletsch, M. D., & Oliveira, A. A. S. de. (2016). CONTRIBUIÇÕES DA AVALIAÇÃO MEDIADA PARA A ESCOLARIZACÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. Revista Teias, 17(46), 72–89. https://doi.org/10.12957/teias.2016.25499