PRODUZIR A CARNE DA MULTIDÃO: A ENTIDADE ACADÊMICO-CIENTÍFICA (ABdC) FEITA COMO MOVIMENTO COLETIVO

Autores

  • Janete Magalhães Carvalho Doutora em Educação; professora titular do Departamento de Educação, Política e Sociedade e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Líder dos Grupos de Pesquisa: Currículos, cotidianos, culturas e redes de conhecimentos; Currículos, culturas, linguagens e formação de professores.

Palavras-chave:

Políticas curriculares. Associação Brasileira de Currículo. Entidade Acadêmico-Científica. Movimento Coletivo. Multidão.

Resumo

Analisa, na interface entre o biopoder e a biopotência política, a natureza das entidades acadêmico-científicas em suas aproximações e distinções dos movimentos sociais e dos movimentos coletivos. Problematiza, nesse sentido, a Associação Brasileira de Currículos (ABdC) como uma entidade acadêmico-científica no cenário brasileiro recente, cujo campo de lutas ocorre em dupla dimensão: propor uma organização aberta e democrática às políticas curriculares em ação; opor-se às estruturas curriculares verticalmente orientadas. Debate postulados a serem incorporados pela ABdC para que, como entidade acadêmico-científica, se constitua como uma força democrática instaurada no plano de imanência de uma prática social horizontal e concreta, trilhando o caminho da entidade para a multiplicidade por meio da arte da organização de agenciamentos coletivos políticos e educativos de todos aqueles que pensam e praticam currículos.

Downloads

Publicado

13-12-2015

Como Citar

Carvalho, J. M. (2015). PRODUZIR A CARNE DA MULTIDÃO: A ENTIDADE ACADÊMICO-CIENTÍFICA (ABdC) FEITA COMO MOVIMENTO COLETIVO. Revista Teias, 16(43), 165–187. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24574