CIRCULAÇÃO DE IDEIAS EM PESQUISAS COM OS COTIDIANOS: CONTATOS ENTRE OS ‘PRATICANTESPENSANTES’ DE CURRÍCULOS NA INTERNET
Resumo
Os impactos das novas tecnologias têm revolucionado a circulação de informações e, também, a difusão de conhecimentos científicos. Vemos como crescente – embora ainda insuficiente - a socialização dos conhecimentos científicos nos dias de hoje. Essa nova configuração do modo de comunicação humana, através de trocas tecnológicas, exerce implicações diretas no campo da educação, uma vez que estabelece novas formas de produzir/criar/reconhecer/trocar conhecimentos e significações em redes educativas diversas permitindo, de modo diversificado e complexo, alocar, apropriar, fazer circular e re-organizar mundos culturais diversos, bem como promover uma maior acessibilidade, difusão e trocas de criações de diferentes praticantespensantes dessas redes. A partir dessas ideias, propomos o ‘uso’ das trocas científicas como potência para pensar e praticar a ‘circulação’ de conhecimentos e significações criados nessas múltiplas redes educativas, entendendo os processos de descentralização do que anteriormente se considerava como os pólos de produção e emissão, e considerando a ‘conversação científica’, da qual todos podem participar, como parte integrante e fundamental da produção de ciências, particularmente, na área da educação. Tudo isto vem permitindo transformações que ressoam em nossas possibilidades de expressão, sensação, entendimento, aprendizagemensino pelos mais diversos espaçostempos das diversas redes educativas, entendendo suas conecções e as articulações que seus praticantespensantes criam. Desse modo, percebemos, nas pesquisas nos/dos/com os cotidianos, mudanças e tensões em múltiplas práticas curriculares. Concluímos que não é possível criar conhecimentos e significações válidos sem a intensa participação de todos os seus praticantespensantes.Downloads
Publicado
16-12-2014
Como Citar
CALDAS, Alessandra Nunes; ALVES, Nilda. CIRCULAÇÃO DE IDEIAS EM PESQUISAS COM OS COTIDIANOS: CONTATOS ENTRE OS ‘PRATICANTESPENSANTES’ DE CURRÍCULOS NA INTERNET. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 15, n. 39, p. 187–213, 2014. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24489. Acesso em: 13 fev. 2025.
Edição
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Artigos de Demanda Contínua
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