“PERFIL” PROFISSIONAL DOCENTE NAS POLÍTICAS CURRICULARES

Autores

  • Rosanne Evangelista Dias UFRJ

Resumo

Políticas curriculares para a formação de professores no âmbito ibero-americano, advogam um perfil profissional docente. Esse perfil profissional está associado a uma política de avaliação difundida nos discursos como responsável pela qualidade do ensino, via regulação do trabalho docente. Neste artigo, analiso diferentes sentidos sobre perfil profissional docente presentes nos textos políticos da OEI e da UNESCO no período de 2001 a 2012, orientada pelas abordagens do ciclo de políticas (BALL) e da teoria do discurso (LACLAU). Argumentamos que a defesa de demandas em torno de um perfil profissional pretende hegemonizar a ideia de um currículo que projete a profissão docente em um quadro performativo que acentua a responsabilização crescente do trabalho docente no desempenho escolar (DIAS).

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Publicado

01-12-2014

Como Citar

Dias, R. E. (2014). “PERFIL” PROFISSIONAL DOCENTE NAS POLÍTICAS CURRICULARES. Revista Teias, 15(39), 9–23. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24479