A RECONTEXTUALIZAÇÃO DO CONCEITO DE COMPETÊNCIAS NO CURRÍCULO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL
Palavras-chave:
Competência, currículo, formação de professores.Resumo
O foco desse trabalho é a recontextualização do conceito de competências na proposta curricular da formação de professores da educação básica, produzido pela reforma educacional brasileira. Analiso aqui o currículo escrito apresentado em alguns documentos oficiais brasileiros. Concluímos que a proposta curricular brasileira, ao apresentar as competências como um “novo” paradigma, recontextualiza esse conceito já utilizado em outros tempos e espaços atendendo aos objetivos de formação profissional onde a preparação do cidadão professor encontra-se estreitamente vinculada ao mundo do trabalho. Nesse processo de recontextualização podemos observar a presença de tradições teóricas, a princípio, consideradas como contraditórias, notadamente a psicologia “cognitiva e comportamental” vindo a compor, de forma ambivalente, a metáfora da paleta pedagógica, desenvolvida por Bernstein. Assim, o conceito de competências ao mesmo tempo em que conserva tradições curriculares do passado, recria novos sentidos para o uso do conceito no currículo ajustado ao contexto atual.Downloads
Publicado
04-10-2007
Como Citar
DIAS, Rosanne Evangelista. A RECONTEXTUALIZAÇÃO DO CONCEITO DE COMPETÊNCIAS NO CURRÍCULO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 5, n. 8-9, p. 12 pgs., 2007. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/23940. Acesso em: 12 fev. 2025.
Edição
Seção
Em Pauta
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