“PERFIL” PROFISSIONAL DOCENTE NAS POLÍTICAS CURRICULARES
Resumo
Políticas curriculares para a formação de professores no âmbito ibero-americano, advogam um perfil profissional docente. Esse perfil profissional está associado a uma política de avaliação difundida nos discursos como responsável pela qualidade do ensino, via regulação do trabalho docente. Neste artigo, analiso diferentes sentidos sobre perfil profissional docente presentes nos textos políticos da OEI e da UNESCO no período de 2001 a 2012, orientada pelas abordagens do ciclo de políticas (BALL) e da teoria do discurso (LACLAU). Argumentamos que a defesa de demandas em torno de um perfil profissional pretende hegemonizar a ideia de um currículo que projete a profissão docente em um quadro performativo que acentua a responsabilização crescente do trabalho docente no desempenho escolar (DIAS).
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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) DOI: 10.12957/teias