Encontros e desencontros no cotidiano escolar

Autores

  • Maria Teresa Esteban Universidade Federal Fluminense

Resumo

O artigo apresenta reflexões sobre a dinâmica pedagógica, fazendo emergir a negação dos sujeitos e dos conhecimentos constituídos à margem dos hegemônicos como um elemento relevante na produção do fracasso escolar. Discute o fracasso escolar como enunciação de conflitos que atravessam processos de democratização da escola e focaliza discursos cotidianos que expressam a tensão que atravessa a (não) aprendizagem. Trazendo a escola como espaço de reflexões sobre os processos ambivalentes de consolidação e fragmentação do projeto hegemônico, indica o diálogo como possibilidade de constituição de outras perspectivas educacionais nas quais os estudantes deixam de ser narrados pela negação e pela falta e seus conhecimentos passam a ser reconhecidos e validados.

Biografia do Autor

Maria Teresa Esteban, Universidade Federal Fluminense

Professor Associado I da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense; pesquisadora do GRUPALFA e coordenadora do GT Educação Popular da ANPEd.

Downloads

Publicado

13-12-2013

Como Citar

Esteban, M. T. (2013). Encontros e desencontros no cotidiano escolar. Revista Teias, 14(33), 8. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24371

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua