Conversa com CARLOS SKLIAR... provocações para pensar em uma educação outra
Resumo
Há tempos que as reflexões e discussões realizadas por Skliar sobre diferença, alteridade e experiência participam de nossos estudos (e pesquisas) sobre formação docente, alfabetização, avaliação. Seus modos de dizer, pensar, escrever sempre provocativos, convidam-nos a duvidar, a perguntar, a interrogar o já sabido, a olhar e escutar com mais atenção, a afinar nossa sensibilidade para o que nos passa.
Algumas conversas entre nós duas foram desenhando as perguntas (orientadoras) para essa conversa que se deu em Buenos Aires. Os muitos entrelaçamentos permitiram que fosse uma conversa a três, embora só estivessem presentes Skliar e Carmen. No acontecimento da conversa, porque acontecimento, algumas perguntas permaneceram e outras, não planejadas, no conversar, foram surgindo...
Por tudo isso, não fizemos exatamente uma entrevista. Trazemos uma conversa realizada em diversos tempos e lugares em que nos encontramos, em que pensamos juntos, em que nos indagamos, momentos que adquiriram uma forma nesse encontro. Na verdade, dois encontros e uma boa e longa conversa em um tempo cotidiano corrido que se alarga na disponibilidade de Skliar para o encontro com o outro.
Um encontro constituído por um falar pausado, com pausas, silêncios, pensares, afetos. Uma conversa sobre temas conhecidos que vêm exigindo pensares outros, de lugares outros. Uma conversa sobre formação, experiências, encontros...
Algumas conversas entre nós duas foram desenhando as perguntas (orientadoras) para essa conversa que se deu em Buenos Aires. Os muitos entrelaçamentos permitiram que fosse uma conversa a três, embora só estivessem presentes Skliar e Carmen. No acontecimento da conversa, porque acontecimento, algumas perguntas permaneceram e outras, não planejadas, no conversar, foram surgindo...
Por tudo isso, não fizemos exatamente uma entrevista. Trazemos uma conversa realizada em diversos tempos e lugares em que nos encontramos, em que pensamos juntos, em que nos indagamos, momentos que adquiriram uma forma nesse encontro. Na verdade, dois encontros e uma boa e longa conversa em um tempo cotidiano corrido que se alarga na disponibilidade de Skliar para o encontro com o outro.
Um encontro constituído por um falar pausado, com pausas, silêncios, pensares, afetos. Uma conversa sobre temas conhecidos que vêm exigindo pensares outros, de lugares outros. Uma conversa sobre formação, experiências, encontros...
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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) DOI: 10.12957/teias