ENCONTROS E DESENCONTROS NO COTIDIANO ESCOLAR

Autores

  • Maria Teresa Esteban Universidade Federal Fluminense

Resumo

O artigo apresenta reflexões sobre a dinâmica pedagógica, fazendo emergir a negação dos sujeitos e dos conhecimentos constituídos à margem dos hegemônicos como um elemento relevante na produção do fracasso escolar. Discute o fracasso escolar como enunciação de conflitos que atravessam processos de democratização da escola e focaliza discursos cotidianos que expressam a tensão que atravessa a (não) aprendizagem. Trazendo a escola como espaço de reflexões sobre os processos ambivalentes de consolidação e fragmentação do projeto hegemônico, indica o diálogo como possibilidade de constituição de outras perspectivas educacionais nas quais os estudantes deixam de ser narrados pela negação e pela falta e seus conhecimentos passam a ser reconhecidos e validados.

Biografia do Autor

Maria Teresa Esteban, Universidade Federal Fluminense

Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Pesquisadora vinculada ao Grupo de Pesquisa Alfabetização dos alunos e alunas das classes populares. Coordenadora do GT Educação Popular, da ANPEd.

Downloads

Publicado

30-12-2009

Como Citar

Esteban, M. T. (2009). ENCONTROS E DESENCONTROS NO COTIDIANO ESCOLAR. Revista Teias, 10(20), 9 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24082

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua