CANTO ORFEÔNICO: VILLA-LOBOS E AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO TRABALHO NA ERA VARGAS
Resumo
Focalizo, no presente artigo, as representações sociais contidas nas canções de ofício do repertório orfeônico, desenvolvido por Heitor Villa-Lobos (1887-1959), na educação brasileira. O objetivo proposto neste texto é perceber como Canto Orfeônico foi utilizado na construção da imagem do bom trabalhador dentro da ideologia nacionalista. O referencial teórico fundamenta-se na Teoria das Representações Sociais, formulada por Moscovici. Segue a partir do referencial teórico as analises do repertório que compreendem as musicas catalogadas por Villa-Lobos, para serem cantadas nas escolas e nas gigantescas concentrações orfeônicas. Os resultados apontam que as músicas revelam em suas poesias o conteúdo ideológico nacionalista e a criatividade cerceada.
Texto completo:
Texto completo [PDF]Apontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) DOI: 10.12957/teias