CURRÍCULO DE CIÊNCIAS DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UFRJ (1969-1998): UM ESTUDO SÓCIO-HISTÓRICO
Resumo
Neste artigo analisa-se o currículo de ciências no CAp UFRJ no período de 1969 a 1998, tendo por base, especialmente, os trabalhos de Ivor Goodson em história das disciplinas escolares. Procura-se entender como o contexto institucional contribui para a gênese de uma disciplina escolar, ao reinterpretar os con-textos educacionais e sociais mais amplos. Defende-se que a história do ensino de ciências no CAp UFRJ vem mesclando, de forma não linear, tradições utilitárias, pedagógicas e acadêmicas. Conclui-se, contudo, que o foco nas tradições acadêmicas acentua-se com o passar dos anos.
Palavras-chave
ciências; currículo; história das disciplinas escolares.
Texto completo:
Texto completo [PDF]Apontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) DOI: 10.12957/teias