ANÁLISE DE COMPÊNDIOS DIDÁTICOS: TENSÕES ENTRE FORÇAS DE ESTABILIDADE E MUDANÇA NA HISTÓRIA DA DISCIPLINA ESCOLAR BIOLOGIA (1963-1970)
Resumo
Os livros didáticos podem ser considerados como uma das fontes materializadas do conhecimento escolar produzido e selecionado por sujeitos ou grupos sociais em determinado contexto histórico, indicando saberes circulantes na escola e dimensões constituintes de determinada disciplina escolar. Este artigo analisa comparativamente duas edições publicadas em 1963 e 1970, de um livro didático de autoria de dois professores do Colégio Pedro II, investigando forças de mudança e de estabilidade que historicamente operam na construção da disciplina escolar Biologia. Argumenta-se que as definições curriculares que dão materialidade aos livros didáticos expressam combinações conflituosas entre elementos de uma cultura mais erudita e conhecimentos científicos, buscando aliar tradição à inovação.Downloads
Publicado
23-08-2012
Como Citar
CASSAB, Mariana; SELLES, Sandra Escovedo; SANTOS, Maria Cristina Ferreira dos; TAVARES, Danielle Lima. ANÁLISE DE COMPÊNDIOS DIDÁTICOS: TENSÕES ENTRE FORÇAS DE ESTABILIDADE E MUDANÇA NA HISTÓRIA DA DISCIPLINA ESCOLAR BIOLOGIA (1963-1970). Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 13, n. 28, p. 23 pgs., 2012. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24243. Acesso em: 2 maio. 2025.
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Artigos de Demanda Contínua
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