Um ensaio acerca da crise no ensino jurídico no Brasil: a urgência da aplicação do método de estudo de caso

Autores

  • Taís Vasconcelos Cidrão Unichristus, Unifametro
  • Alexandre Bruno da Silva Unichristus
  • Francisco Miranda Pinheiro Neto Unifor

DOI:

https://doi.org/10.12957/rqi.2019.39572

Palavras-chave:

Ensino Jurídico. Estudo de Caso. Raciocínio Prudencial. Análise Crítica. Raciocínio Prático.

Resumo

O propósito do presente estudo é a verificação do método “estudo de caso” como uma solução para a crise do ensino dentro das faculdades de direito brasileiras, que tem refletido negativamente no cenário profissional da área jurídica. Pretende-se fazê-lo através da análise da sua metodologia. Utilizou-se da metodologia investigativa do tipo bibliográfica com pesquisa pura de abordagem qualitativa, descritiva e exploratória quanto aos objetivos. Observou-se, como resultado, que o aumento da qualidade do ensino jurídico está correlacionado aos métodos participativos, que por sua vez, proporcionam a formação de um raciocínio crítico e jurídico sobre o sistema vigente, propiciando a construção de uma capacidade de análise crítica e prudencial.

Biografia do Autor

Taís Vasconcelos Cidrão, Unichristus, Unifametro

Mestra em Direito pelo Programa de Mestrado em Direito do Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS). Especialista em Direito e Processo Constitucionais pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR).Professora universitária da Unifametro. E-mail: <taisvcidrao@hotmail.com>.

Alexandre Bruno da Silva, Unichristus

Mestre em Direito pela UFC. Doutor em Direito pela PUC-SP. Auditor-Fiscal do Trabalho. Professor no Centro Universitário Christus. E-mail: <alexandre_bruno@terra.com.br>.

Francisco Miranda Pinheiro Neto, Unifor

Mestre em Direito Constitucional na Universidade de Fortaleza; Especialista em Direito Processual Civil. Advogado. E-mail: <drpinheironeto@yahoo.com.br>.

Downloads

Publicado

2020-03-04

Como Citar

Cidrão, T. V., Silva, A. B. da, & Pinheiro Neto, F. M. (2020). Um ensaio acerca da crise no ensino jurídico no Brasil: a urgência da aplicação do método de estudo de caso. REVISTA QUAESTIO IURIS, 12(3), 660–676. https://doi.org/10.12957/rqi.2019.39572