v. 14 n. 3 (2022): Aprendendo-ensinando por meio da conversação online

					Visualizar v. 14 n. 3 (2022): Aprendendo-ensinando por meio da conversação online

Organizadores:

Prof. Dr. Felipe Carvalho (UERJ / UFRRJ)

Prof. Dr. Mariano Pimentel (UNIRIO)

Prof.ª Dra. Edméa Santos (UFRRJ)


Publicado: 2022-12-01

Apresentação

  • CAPA, FICHA TÉCNICA E SUMÁRIO

    Revista Periferia
    01-06
  • EDITORIAL

    Dilton Ribeiro Couto Junior, Ivan Amaro, Hector Renan da Silveira Calixto, Marcelle Medeiros Teixeira, Tania Lucía Maddalena, Felipe Carvalho
    07-09
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2022.71500
  • A CONVERSAÇÃO ONLINE NO PROCESSO FORMATIVO

    Felipe Carvalho, Mariano Pimentel, Edméa Santos
    10-17
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2022.71425

Entrevistas

  • NARRAR LA PANDEMIA: UNA CONVERSACIÓN EN TIEMPOS DE INCERTIDUMBRE

    Tania Lucía Maddalena, Carlos Skliar
    18-34
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2022.70863
  • CONVERSA COM NILDA ALVES

    Nilda Alves, Maria Morais, Noale Toja, Rebeca Brandão
    35-41
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2022.70591
  • CONVERSAÇÃO NA PESQUISA E NA EDUCAÇÃO COM ROBERTO SIDNEI MACEDO

    Roberto Sidnei Macedo, Felipe Carvalho, Telma Brito Rocha
    42-62
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2022.70705
  • MESTRADO ONLINE. EDMÉA SANTOS (UFRRJ) E ANA-PAULA CORREIA (THE OHIO STATE UNIVERSITY) CONVERSARAM E TROCAM EXPERIÊNCIAS SOBRE ENSINO E APRENDIZAGENS ONLINE

    Edméa Santos, Ana-Paula Correia
    63-80
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2022.71410

Dossiê

  • CONVERSAÇÃO ONLINE COMO DISPOSITIVO NA CIBERPESQUISA-FORMAÇÃO MULTIRREFERENCIAL

    Mayra Rodrigues Fernandes Ribeiro, Patricia de Souza Cidrack Alcântara, Quelvin Sousa Silva
    81-103
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2022.69209
  • DOCÊNCIA-FORMAÇÃO E PROFESSORALIDADE: A CONVERSA ESTENDIDA NOS GIROS DAS ROTAÇÕES POR ESTAÇÃO

    Juliana Cristina Salvadori, Ana Lucia Gomes da Silva
    104-126
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2022.69770
  • DESCULPA A INTERRUPÇÃO, PROFESSOR, EU NEM SEI SE EU PODERIA TE INTERROMPER: QUAIS OS SENTIDOS DA CONVERSAÇÃO EM AULA?

    Felipe Carvalho, Mariano Pimentel
    127-148
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2022.70850
  • RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE RODAS DE CONVERSA ON-LINE COM PROFESSORES

    Mariana de Castro Moreira, Maurício Barroso Júnior
    149-171
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2022.69262
  • RELATOS DE EXPERIÊNCIAS EM LÍNGUA INGLESA: INTERCÂMBIO VIRTUAL NA FORMAÇÃO DOCENTE

    Isabel Cristina Rodrigues Ferreira, Diovana Aparecida Rocha, Geovani Iruam Delfino Cândido
    172-192
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2022.67680
  • WHATSAPP COMO RECURSO DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NAS LICENCIATURAS DE LETRAS E PEDAGOGIA

    José Genival Bezerra Ferreira
    193-212
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2022.69067
  • DISCÊNCIA, ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E CULTURA DIGITAL: ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

    Emanuel do Rosário Santos Nonato, Mary Valda Souza Sales
    213-241
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2022.69347
  • DIÁLOGOS EM FLUXO EM FÓRUNS GENERALISTAS DA INTERNET: AÇÕES DE TROCAS E APRENDIZAGENS EM REDES SOCIOTÉCNICAS

    Eduardo Santos Junqueira, Mateus Marques Aquino
    242-264
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2022.67505
  • OS BASTIDORES DE UMA PESQUISA DURANTE A PANDEMIA: UMA TRIOETNOGRAFIA COM DIÁLOGOS COLABORATIVOS

    Maria Cristina Lima Paniago, Gustavo Moura, Miriam Arguelho
    265-289
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2022.66363
  • NOVOS TEMPOS EXIGEM NOVAS POSTURAS: O SABER MEDIATIZADO DOCENTE NA EDUCAÇÃO 4.0

    Carlos Mometti
    290-308
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2022.67599

Resenhas

  • RESENHA DO LIVRO "RECLAIMING CONVERSATION: THE POWER OF TALK IN A DIGITAL AGE"

    Jones de Sousa, Edméa Santos
    309-314
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2022.69303

Artigos

  • O DESENVOLVIMENTO DE MÚLTIPLOS LETRAMENTOS NA E PARA DOCÊNCIA: práticas em tempos atuais

    Elvio José Reis do Nascimento, Leila Santos de Santana, Luciana Velloso da Silva Seixas
    315-332
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2022.71362
  • OS ESTUDOS DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO INTEGRAL: uma revisão sistematizada

    Francinara Silva Ferreira, Maria Lília Imbiriba Sousa Colares
    333-350
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2022.65587