DISCÊNCIA, ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E CULTURA DIGITAL: ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2022.69347

Palabras clave:

Discência, ensino remoto emergencial, cultura digital, educação superior.

Resumen

A experiência da discência no Ensino Remoto Emergencial é um objeto de estudo apto a desvelar o modo como a Cultura Digital se constituiu em contexto de transformação do modo de estudar e aprender na contemporaneidade. Neste estudo de caso descritivo com 39 alunos do curso de Pedagogia do XXXXXX dos semestres de 2021.1 e 2021.2, utilizando um questionário misto online, buscou-se entender como os estudantes se adequaram e o que aproveitaram das vivências formativas desenvolvidas durante o período do Ensino Remoto Emergencial na Educação Superior. Revelou-se que o Ensino Remoto Emergencial permitiu experiências de mediação tecnológica que foram apropriadas pelos estudantes no retorno ao presencial, enriquecendo o acervo de estratégias formativas desses discentes a partir do conhecimento das possibilidades das tecnologias e remodelando seu modo de estudar e aprender na Cultura Digital. As possibilidades de aprendizagens se consolidaram com o reconhecimento dos mesmos que do podem aproveitar e o que precisam conhecer melhor, bem como aquilo que não querem mais experimentar no mesmo modelo.

Biografía del autor/a

Emanuel do Rosário Santos Nonato, Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Difusão do Conhecimento (Univrsidade Federal da Bahia - UFBA), mestre em Educação (Universidde do Estado da Bahia - UNEB) e licenciado em Letras (Universidade Católica do Salvador - UCSal). Professor Titular do Departamento de Educação I da Universidade do Estado da Bahia. Docente Permanente da Linha de Pesquisa Educação, Curriculo e Processos Tecnológicos do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC/UNEB). Vice-líder do Grupo de Pesquisa Formação, Tecnologias, Educação a Distância e Currículo (ForTEC).

Mary Valda Souza Sales, Universidade do Estado da Bahia

Pós-doutra em Educação e Tecnologias (Universiade de Coimbra), doutora em Educação (Univrsidade Federal da Bahia - UFBA), mestra em Educação (Universidde do Estado da Bahia - UNEB) e licenciada em Pedagogia (Universidade Católica do Salvador - UCSal). Professora Titular do Departamento de Educação I da Universidade do Estado da Bahia. Docente Permanente da Linha de Pesquisa Educação, Curriculo e Processos Tecnológicos do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC/UNEB). Líder do Grupo de Pesquisa Formação, Tecnologias, Educação a Distância e Currículo (ForTEC).

Publicado

01.12.2022

Cómo citar

Nonato, E. do R. S., & Sales, M. V. S. (2022). DISCÊNCIA, ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E CULTURA DIGITAL: ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Periferia, 14(3), 213–241. https://doi.org/10.12957/periferia.2022.69347