RELATOS DE EXPERIÊNCIAS EM LÍNGUA INGLESA: INTERCÂMBIO VIRTUAL NA FORMAÇÃO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2022.67680Palavras-chave:
formação docente, intercâmbio virtual, tecnologias digitais, língua inglesa, culturaResumo
O presente artigo explora o intercâmbio virtual linguístico e cultural para a formação inicial docente em Letras Português/Inglês e sua Literaturas por meio do relato de experiências dos dois coautores com o objetivo de mostrar, por meio do estudo de caso qualitativo, as contribuições das interações para a construção dos conhecimentos linguísticos e culturais sobre a sociedade estadunidense, bem como, de expor de que maneira tal experiência afetou o desenvolvimento da formação docente. São apresentados a trajetória da formação docente e o papel da tecnologia no Brasil, a relevância do intercâmbio na formação docente, a metodologia, a análise dos dados coletados e as considerações finais. Por fim, foi possível concluir que o intercâmbio linguístico conferiu aos participantes desenvolvimento das práticas linguísticas e docente, e que o uso das tecnologias digitais foi grande aliado na concretização do projeto por possibilitar a realização das interações e do aprendizado da língua inglesa.Downloads
Publicado
01.12.2022
Como Citar
Ferreira, I. C. R., Rocha, D. A., & Cândido, G. I. D. (2022). RELATOS DE EXPERIÊNCIAS EM LÍNGUA INGLESA: INTERCÂMBIO VIRTUAL NA FORMAÇÃO DOCENTE. Periferia, 14(3), 172–192. https://doi.org/10.12957/periferia.2022.67680
Edição
Seção
Dossiê
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).