RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE RODAS DE CONVERSA ON-LINE COM PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2022.69262Palavras-chave:
Rodas de conversa, Ensino remoto, Trabalho docente, PandemiaResumo
O artigo tem como intencionalidade relatar e discutir a possibilidade de um espaço de conversa on-line com professores do ensino básico da rede pública de educação durante a pandemia de COVID-19, entendendo um contexto de desigualdades educacionais, como isso afeta o trabalho docente e consequentemente sua saúde psíquica. Para isso, tomou-se como ponto de partida um relato de experiência de estágio supervisionado no curso de Psicologia que propunha a realização de rodas de conversa como dispositivo de intervenção, além de uma pesquisa bibliográfica com referenciais da própria Psicologia, como a Psicodinâmica do Trabalho, e de autores da Educação, com ênfase nas contribuições político-pedagógicas da obra de Paulo Freire. Nessa perspectiva, entende-se as rodas de conversas remota no período de pandemia como um ambiente construído coletivamente com os participantes, o qual proporciona um local de diálogo, escuta e compartilhamento de experiências de suas realidades com os pares, possibilitando as ampliações de si, do mundo, de pensar e repensar as práticas educativas, as instituições e o território que habitam no sentido de fortalecê-las. E da mesma forma estimular a autonomia das participantes, suas potencialidades e capacidade criativa, no sentido de permitir a abertura e a constituição de novas estratégias subjetivas assim como de processos formativos por meio da conversação on-line.Downloads
Publicado
01.12.2022
Como Citar
Moreira, M. de C., & Barroso Júnior, M. (2022). RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE RODAS DE CONVERSA ON-LINE COM PROFESSORES. Periferia, 14(3), 149–171. https://doi.org/10.12957/periferia.2022.69262
Edição
Seção
Dossiê
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).